terça-feira, 20 de outubro de 2015

Tom Araújo pede novamente revisão do contingente policial na Bahia, defasado diante do crescimento populacional

Diante do crescimento populacional na Bahia, hoje estimado, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 15 milhões de habitantes e o número insuficiente de policiais civis e militares, hoje avaliado em 30 mil homens e mau distribuídos em todo o Estado, o deputado estadual Tom Araújo (DEM), encaminhou solicitação ao Governo para que realize estudos a fim de redistribuir o contingente policial em toda a Bahia de acordo com a população. “Hoje existem estudos que mostrar que há uma defasagem muito grande entre o número de policiais em relação a população. Este contingente precisa ser melhor distribuído de acordo com estudos próprios, que mostrem o crescimento da violência em algumas cidades como Lauro de Freitas e Simões Filho e a defasagem de policiais para atender esta população”, disse Tom Araújo.

Para citar outro exemplo do descompasso entre agentes de segurança do Estado (Policiais Civis e Militares) e o crescimento populacional, no município de Conceição do Coité, com uma população de quase 70 mil habitantes, conta com um contingente de 29 policiais militares e menos da metade deste número de policiais civis. A Organização das Nações Unidas (ONU) estabelece como parâmetro ideal, um policial para cada grupo de 250 habitantes, em condições ideais. “Se levarmos em conta só a cidade de Conceição do Coité, seria necessário um mínimo de 280 policiais. Ou seja, só neste caso temos pouco mais de 10% do efetivo ideal. Se levarmos em consideração que aRegião do Sisal possui 20 cidade e aproximadamente um milhão de habitantes, o efetivo ideal seria de 4.000 policias e a região não tem nem um terço deste contingente”,afirmou Tom Araújo.
De acordo com o deputado, os números mostram que há um avanço da droga e do crime nos municípios menores, conforme atesta o secretário da Segurança, Maurício Barbosa. Entretanto, o combate a essa interiorização só se fará eficiente se houver, desde já, um estudo para a reestruturação do contingente policial no Estado da Bahia, com aporte de mais homens equipamentos, armamentos, viaturas e recursos financeiros. O próprio secretário reconhece que o efetivo é insuficiente ante o crescimento da violência. Tom lembrou que indicação semelhante foi apresentada ao governo passado, que nada fez no sentido de reavaliar o contingente policial.
“Estou propondo a atual administração que reveja esse conceito de segurança. A reavaliação do contingente se faz necessária uma vez que o crescimento populacional se mostrou intensificado e há a defasagem no número de agentes de segurança para dar cobertura às comunidades em todos os 417 municípios do Estado da Bahia. Tanto isso é uma realidade que, de acordo com o Diagnóstico dos Homicídios no Brasil, do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública, divulgado em 15 de outubro pelo Ministério da Justiça, a Bahia está em primeiro lugar em números absolutos dos homicídios dolosos em 2014, a frente até de São Paulo, Rio de Janeiro e Ceará, estado com o maior índice de homicídios a cada 100 mil habitantes, equivalente a 46,9%. Na Bahia, em 2014, houve 5.450 homicídios, o equivalente a 11,6% do total registrado no Brasil. No Rio de Janeiro foram registrados 4.610 assassinatos e em São Paulo 4.294”,analisou o parlamentar.
Com o atual efetivo, continuou o deputado, a Bahia ocupa a 10ª posição entre os estados federados com número insuficiente de policiais por habitantes. O efetivo da Bahia por habitantes é menor até do que a média nacional, de 471 habitantes por policiais. “Osecretário Maurício Barbosa tem se mostrado preocupado com a situação dos pequenos municípios devido à falta de estrutura. Em muitas dessas cidades, faltam delegados ou promotores ou juízes, ou os três. E, como já constatado aqui, os próprios municípios tem problemas, principalmente estruturais. Segurança é um dever do Estado, mas não apenas dele. É de toda sociedade. Estive em audiência com o secretário e tratamos desta questão da violência”, lembrou o parlamentar.
Tom Araújo lembrou que em diversas cidades, a Secretaria de Segurança Pública evidencia uma explosão no número de homicídios com a interiorização do crime e das drogas. “Mas não é só isso. Constantemente vemos, na imprensa, cenas se repetirem do ataque a instituições financeiras, agora através da explosão de caixas eletrônicos ou assaltos a bancos. Dados oficiais levantados até julho de 2015 mostram que foram 148 ataque a bancos e caixas eletrônicos na Bahia, número que coloca a Bahia na segunda posição nacional nesta modalidade de crime, perdendo apenas para o Estado de São Paulo. E o que ocorre nas cidades baianas onde esta modalidade de crime vem ocorrendo, notamos a precariedade da estrutura policial para fazer frente a criminalidade” analisou Tom. O deputado lembrou que a Segurança Pública é um dever do Estado assegurado pela Constituição Federal.
“Entretanto, devido à forte crise financeira em que todo o país está mergulhado face a crise mundial, as prefeituras vem assumindo, mais uma vez, a Segurança Pública, com acriação das Guardas Municipais, proposta ineficaz na maioria dos casos porque a maior parte das administrações não tem condições de arcar com essa despesa. Além disso, as Guardas Municipais, tem poderes limitados e não tem condições de fazer frente ao crime. Com isso,
vemos a ousadia da criminalidade e isso se deve, em parte, à insuficiência de contingente nas cidades. Em outra parte, faltam armamentos e viaturas, delegacias e batalhões estruturados, combustível”, avaliou o deputado.
“O problema hoje é imediato. Precisamos combater a criminalidade com eficiência, homens e armas, porque é o povo baiano que está morrendo nas ruas, sendo assassinado nos assaltos a bancos ou em brigas de quadrilhas por causa do tráfico de drogas. Essa é a condição mais imediata e que precisa de uma reação já. E essa reação, num primeiro momento, parte da reestruturação das policias em todo o Estado, identificando suas carências e deficiências e buscar saná-las para uma maior eficiência aos serviços prestados pela Segurança Pública. E pelo menos dar sensação de segurança à população.Portanto, visando promover maior dignidade e qualidade de vida aos cidadãos baianos, com maior sensação de segurança, é que proponho a realização de estudos a fim de promover mudanças para maior eficiência no trabalho de segurança e proteção à vida,através da reestruturação do contingente policial”, concluiu o parlamentar.
Aloisio Araujo Jr


Nenhum comentário:

Postar um comentário