sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Saúde Sem Fronteiras já realizou 30 mil atendimentos em 20 dias

Três mil consultas oftalmológicas e mil cirurgias de catarata já foram realizadas em Miguel Calmon, no Piemonte da Chapada Diamantina, desde segunda-feira (19). Os atendimentos gratuitos fazem parte do Programa Saúde Sem Fronteiras, lançado pelo Governo do Estado no último dia 2. Moradores de 19 municípios são beneficiados pela ação, que continua na região até este domingo (25). Neste sábado (24), o governador Rui Costa acompanha o atendimento à população no município.

Com a etapa de Miguel Calmon, o programa alcança a marca de 30 mil pessoas atendidas desde o lançamento. Além do atendimento oftalmológico, o Saúde Sem Fronteiras leva serviços de rastreamento de câncer de mama (mamografia), odontologia (Odontomóvel) e doação de sangue (Hemóvel) a diversos pontos da Bahia. O investimento anual previsto é de R$ 40 milhões. 
“O Saúde Sem Fronteiras engloba quatro estratégias de unidades que tem a característica da itinerância. Elas se deslocam para diversas regiões e municípios da Bahia levando a possibilidade de acesso a serviços que não são oferecidos pela rede fixa de atenção à saúde. É, portanto, uma ação complementar do Governo do Estado àquela que é feita nas unidades fixas de saúde”, explica o diretor de Projetos Estratégicos da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), Enádio Moraes. 
A ação já realizou cerca de 20 mil mamografias e atendeu 4,5 mil pessoas com problemas odontológicos, além de 1.080 candidatos à doação de sangue. As carretas do Odontomóvel também foram responsáveis por 52 mil procedimentos, como restauração, cirurgias de alta e baixa complexidade, tratamento de canal, coroa provisória, aplicação de flúor, exame radiológico e periodontia (tratamento de gengiva). 
Fotos: Mateus Pereira/GOVBA Secom  - Secretaria de Comunicação Social - Governo da Bahia




Nenhum comentário:

Postar um comentário