Conheca Serrinha

História
Serrinha teve como seus primeiros habitantes os índios da nação Cariri. Entretanto, foi com a chegada do português Bernado da Silva, comandante de uma expedição da colonização portuguesa, em 1715, que a organização urbana da cidade se deu. Assim, foi iniciada a construção de uma capela sob a invocação da Senhora Santana. A capela era filiada a freguesia de São João de Água Fria. A esse tempo o povoado já possuía 16 casas cobertas de telhas e servia de pousada aos visitantes e comerciantes e lojas de tropeiros que se destinavam ao Rio São Francisco.
Em 1º de junho de 1838, a lei nº 67 criou o Distrito de Paz de Serrinha, e levou a capela à categoria, com paróquia própria, pelo Arebispo D. Romualdo Antônio Seixas. Em 24 de outubro de 1763 foi nomeado capelão o Pe. Antônio Manuel de Oliveira.
A Igreja Matriz de Serrinha foi concluída em 1780 e possui uma inscrição de mármore no frontefício com os seguintes dizeres: "Louvado seja o Santíssimo Sacramento e a imaculada conceição da Virgem Nossa Senhora concebida sem pecado original". Presume-se que o ano de 1646 tenha sido o início da catequese dos índios Biritingas que dominavam a região.
Pela Lei Provincial nº 1.069 de 13 de junho de 1876, foi o Arraial de Serrinha elevado á categoria de Vila e criado o Município de Serrinha, com território desmembrado do município de Purificação dos Campos, sendo inaugurado a 11 de janeiro de 1877. A Vila de Serrinha recebeu foros de "cidade" pelo Ato estadual de 30 de junho de 1891, assinado pelo Barão de Lucena, fato que constou da data de 4 de junho de 1891 do Conselho Municipal de Serrinha. A instalação solene da cidade ocorreu em 30 de agosto de 1891 segundo consta da Ata do Conselho municipal de Serrinha do referido dia.
Mais de um século decorrido o município de Serrinha vai avançando no seu crescimento e desenvolvimento.
Geografia
Clima
O clima do município varia do semiárido ao subúmido. Enquanto que a temperatura vai de 24°C a 32°C no verão e no inverno 15°C a 28°C.
Vegetação
A vegetação se enquadra nos padrões da floresta estacional.
Economia
Conforme registros na JUCEB (Junta Comercial do Estado da Bahia), possui 282 indústrias, 27º lugar na posição geral do Estado da Bahia, e 1.476 estabelecimentos comerciais, 33º posição dentre os municípios baianos. No setor de bens minerais é produtor de argila, granito, manganês e ouro. Sua agricultura se expressa na produção de manga, caju e cajá. Na pecuária, destacam-se os rebanhos ovinos e suínos, além da criação expressiva de galináceos.
A cidade conta com quatro agências bancárias, uma do Banco do Brasil, da Caixa Econômica, do Bradesco e Sicoob.
Imprensa
Serrinha é sede de três emissoras de rádio, a Rádio Continental AM 1330 kHz, a Rádio Regional AM 790 kHz e a Rádio Morena FM 97,9 MHz.
Cultura
Serrinha possui manifestações culturais muito diversificadas, que passam pelas folclóricas, pagãs, religiosas ou outras.
Eventos religiosos
Semana Santa: em toda Quinta-feira Santa (desde a década de 1930), os fiéis se unem em penitência na Procissão do Fogaréu. Eles acendem as tochas para a procissão que percorre o trajeto até o Monte de Nossa Senhora de Santana. A atitude simboliza o acompanhamento a Jesus Cristo ao Jardim das Oliveiras, onde ele se entregou para ser sacrificado. A procissão acontece depois da missa do lava-pés na matriz nova (Igreja Nossa Senhora de Santana). No monte, diante da imagem da padroeira, o padre faz um pequeno sermão para relembrar o significado da penitência. Depois da procissão, haverá representação teatral A Paixão de Cristo. Na sexta-feira, ocorre a via sacra para o Cruzeiro do Monte, Celebração da Paixão e Morte do Senhor e Procissão do Senhor Morto. No sábado, missa da Vigília Pascal, no domingo a tradicional subida ao cruzeiro do monte, Procissão do Encontro, seguida de Missa de Páscoa e da Ressurreição do Senhor.
Festa da Padroeira: Acontece todo mês de julho o novenário em louvor a Senhora Sant'ana, padroeira do município, no dia 26, é realizada a celebração litúrgica na Catedral, seguida da procissão com a imagem da padroeira pelas principais ruas e avenidas da cidade em comemoração ao dia da padroeira.
No dia 23 de Setembro é realizado no centro da cidade um evento gospel e religioso em comemoração do Dia dos Evangélicos.
Eventos festivos
São João: Todos os anos acontece a tradicional festa de São João com grandes atrações do forró nordestino e com grandes fogueiras.
A partir de 2009 acaba a tradição do São João, o novo prefeito mudou os festejos juninos para o São Pedro.

A Vaquejada de Serrinha: é uma festa tradicional da cidade de Serrinha que ocorre sempre próximo ao dia 7 de setembro, feriado nacional da Independência do Brasil. Sua primeira edição ocorreu em 1967, onde os vaqueiros da região se reunirão como forma de confraternização.
Nos últimos anos a Vaquejada de Serrinha tornou-se sinônimo de folia. Todos os anos os organizadores do evento promovem shows com bandas musicais de diversos gêneros, com destaque para o Forró e o Axé, além de outras músicas regionais.
A festa acontece no Parque de Vaquejada Maria do Carmo, localizado no bairro da Vaquejada. Junto a tradicional festa, os promotores de eventos locais ainda oferecem no mesmo periodo, festas que ja se consagraram no Estado: o Boi Malandro e o Frajola Cowtry.
Com base na dimensão que a Vaquejada de Serrinha alcançou, pode-se dizer que este é o maior evento da cidade. A população praticamente dobra neste período recebendo os participantes e visitantes de diversas partes do país. Neste período são constantes os desfiles a cavalo, o clima de festa é intenso podendo se comparado até com "o Rodeio de Barretos" porém, no Nordeste.
Moto Argola: evento esportivo este realizado todos os meses de Outubro e conta com a participação de centenas de motociclistas do estado e do país.
Religião
O município é sede da diocese católica da região, dividida em duas paróquias, a Paróquia de Senhora Santana e Paróquia Bom Pastor.
Conta também com várias denominações Evangélicas e Protestantes, Igreja Universal, Graça, Quadrangular, Assémbleia de Deus, Deus é Amor, sendo a mais antiga a Primeira Igreja Batista de Serrinha, fundada em 23 de novembro de 1923.
Centro Espírita Deus, Cristo e Caridade.
Ubanda, representante Silvio Cachoeira
Vale do Amanhecer
Administração
O prefeito de Serrinha é o Petista Osni Cardoso de Araujo, que terminará seu mandato no fim de 2012.
A Câmara dos Vereadores de Serrinha conta com 10 vereadores. São eles:
Justino Alves de Oliveira Junior (presidente da Câmara)
Reginaldo de Oliveira Mota
Aloisia Carneiro da Silva Pinto (Líder da Oposição)
Flavio Ferreira Gomes Filho
Jorge Gonçalves de Oliveira
Fernando Sena Araujo
Lailson Cunha
Elissandro Silva Magalhaes (Líder do Governo)
Jose Reis
Edmundo Pio de Araujo