quinta-feira, 8 de outubro de 2015

Requalificação do Colégio Helena Matheus eleva autoestima dos alunos

 Um lugar escuro e sem graça, onde ninguém queria ficar por muito tempo. Essa era a realidade do Colégio Estadual Helena Matheus antes do recesso para o São João deste ano. Localizada no bairro de São Cristóvão, em Salvador, a instituição de ensino foi alvo de transformação, com toda a estrutura requalificada de forma sustentável e com o apoio da comunidade. “Assim que nós chegamos, encontramos uma escola que a gente não via cor. Precisávamos de um ambiente de melhor qualidade para os nossos alunos. Busquei ajuda de parceiros para criar um ambiente realmente agradável”, afirma a diretora do Colégio, Lílian Fonseca.


A transformação do espaço impactou no comportamento dos estudantes. Hoje, eles sabem da responsabilidade de manter o local sempre conservado. “Os alunos estão mais tranqüilos e responsáveis com o espaço”, enfatiza Lílian. A história da requalificação do Colégio é mais uma que integra a série especial de vídeos produzidos pela Secretaria de Comunicação Social do Estado da Bahia (Secom) sobre histórias e personagens que mostram o poder da transformação pela educação.

O projeto de recuperação da escola foi da designer de interiores, Leila Abreu, que percebeu a necessidade de valorização da instituição de ensino para a melhoria da autoestima dos estudantes. Atualmente, o contexto é bem diferente em comparação ao primeiro semestre do ano. “Eles vêm para a escola querendo estar aqui”, ressalta a empresária voluntária Divani Mascarenhas. Para a estudante Laís Cruz, 18 anos, que estuda no colégio há três, é possível realizar grandes coisas tendo como base a sustentabilidade. “Podemos mudar o mundo, fazer qualquer coisa. Só basta querer”.

Fotos: Divulgação Secom  - Secretaria de Comunicação Social - Governo da Bahia


Nenhum comentário:

Postar um comentário