quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Ceeba prepara alunos com deficiência intelectual para o mercado de trabalho

Especializado no atendimento a pessoas com deficiência intelectual e múltipla deficiência, o Centro de Educação Especial da Bahia (Ceeba) desenvolve programas voltados ao desenvolvimento das capacidades cognitivas, socioafetivas e à autonomia dos estudantes.
O empenho da unidade da rede estadual na inclusão dos alunos no mercado de trabalho faz parte da série especial de vídeos produzidos pela Secretaria de Comunicação Social do Governo da Bahia (Secom) sobre histórias e personagens que mostram o poder da transformação pela educação.
Localizado no bairro de Ondina, em Salvador, o Ceeba realiza oficinas e cursos formativos demandados pelas empresas que buscam contratar profissionais especiais. “Nas oficinas, a gente dá as orientações básicas, desde os princípios básicos de comportamento, higiene, forma de falar, até as regras da própria inclusão no mercado trabalhista”, explica a coordenadora de inclusão no mercado de trabalho do Ceeba, Gorete Medeiros.
Rachel Araújo é uma das alunas do centro. Para ela, “todo mundo é capaz de trabalhar. É muito importante. Fico feliz com isso. Fico até emocionada. Não pode ficar parado, devagar, porque a gente precisa lutar até conseguir. Não pode desistir nunca”. A emoção de Rachel é compartilhada com Marivalda Souza, mãe de um aluno do Ceeba. “Ele foi se desenvolvendo e está no mercado de trabalho há três anos. Não tenho dificuldade nenhuma de falar do Ceeba”. 
Também aluna do centro, Maiara Machado trabalha em uma rede de fast food. De acordo com o chefe dela, Adailton Araújo, as pessoas com deficiência intelectual melhoram o desempenho ao longo do trabalho. "Existe uma evolução, tanto profissional como pessoal. Eles se sentem valorizados, se sentem mais confiantes". 
Segundo Gorete Medeiros, a resposta das empresas sobre as contratações tem sido positiva. “As pessoas especiais podem render mais e surpreender muito, como algumas empresas já estão vendo e nos dando retorno. A gente vê que ele [o aluno com deficiência] não é diferente de qualquer um de nós e ele luta com muito desejo”, completa. 



Secom  - Secretaria de Comunicação Social - Governo da Bahia


Nenhum comentário:

Postar um comentário