sábado, 17 de outubro de 2015

Década Internacional Afrodescendente é lançada na Flica

Para reafirmar os compromissos do Governo do Estado em prol da população negra, a Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi) lançou neste sábado (17), na Festa Literária Internacional de Cachoeira (Flica), no Recôncavo Baiano, a Década Internacional Afrodescendente, com a presença da titular da Sepromi, Vera Lúcia Barbosa.

O decreto que cria a Década Estadual Afrodescendente foi assinado pelo governador Rui Costa no mês de setembro. Conforme a secretária, a iniciativa prevê que, num prazo de 180 dias, o grupo de trabalho coordenado pela Sepromi aponte as prioridades desta população e as ações que serão desenvolvidas pelo Governo do Estado nos próximos 10 anos. 
Ainda de acordo com Vera Lúcia, a realização do lançamento em Cachoeira não foi por acaso. "Para além dessa cor segura, que é a cor negra de Cachoeira, a cidade tem uma importância histórica na Independência do nosso estado e do Brasil. Então, Cachoeira é um símbolo em todos os aspectos. Quando a ONU [Organização das Nações Unidas] instalou, no ano passado, a Década Internacional Afrodescendente, [ela] definiu que os três grandes eixos são desenvolvimento, justiça e reconhecimento. E Cachoeira é um pouco de tudo isso. Por isso estamos lançando aqui", afirmou a secretária. 
 A inserção da temática étnico-racial na festa também ocorre por meio do lançamento de livros, exibição de documentários na Fliquinha, além de apresentações musicais.
Fotos: Camila Souza/GOVBA Secom  - Secretaria de Comunicação Social - Governo da Bahia



Nenhum comentário:

Postar um comentário