sexta-feira, 16 de outubro de 2015

O MOC que há 48 anos transforma vidas no Semiárido lança novas peças institucionais de comunicação‏

Prestes a completar 48 anos de história, o Movimento de Organização Comunitária (MOC) reunirá no próximo dia 19 de outubro, a partir das 8h30, imprensa regional e local, representantes de entidades parceiras e do poder público, agricultores e agricultoras e toda sua diretoria e equipe funcional para o lançamento de novas peças institucionais de comunicação, e para o Seminário com jornalistas renomados que debaterão o tema “Comunicação à Serviço de um Sertão Justo”.
Deoclécio Luz, jornalista e mestre em Comunicação, Mary Caldas, jornalista e diretora em Feira do Sindicato dos Jornalistas do Estado da Bahia e Moisés Viana, professor da Universidade do Estado da Bahia, são os convidados para a condução dos debates que acontecerão após um café da manhã regional servido no local. O evento acontecerá no Centro Social Urbano (CSU), localizado no bairro da Cidade Nova, no município feirense.

 Na oportunidade também será lançada a campanha ““Quebre o silêncio! Denuncie a violência contra as mulheres” que objetiva mobilizar e sensibilizar a população para  a prevenção e enfrentamento a violência contra as mulheres, através de ações de visibilidade, atos públicos, formação e informação como estratégia de contribuir para a  garantia do direito as mulheres uma vida livre de todas as formas de violência.
 Sujeitos da ação
O MOC é uma organização não governamental criada em 1967, que surgiu com o objetivo de organizar as comunidades carentes de Feira de Santana. No decorrer da década de 1970, o foco de atuação se deslocou para as comunidades rurais do Semiárido baiano, especialmente na Região Sisaleira. Na busca pelo desenvolvimento sustentável, desenvolve ações estratégicas nas áreas de Água, Produção de Alimentos e Agroecologia, Comunicação, Direitos da Criança e do Adolescente, Educação do Campo Contextualizada, Gênero, e Fortalecimento de Empreendimentos Econômicos Solidários.
 O trabalho do MOC é caracterizado por uma metodologia em que todos são considerados sujeitos da ação. Por isso, respeita e reflete criticamente, com as pessoas, valores, tradições e culturas, ao passo que busca promover os indivíduos e as organizações como capazes de conhecer e produzir conhecimento, acreditando na sua capacidade de mudarem a si mesmas e a realidade.

 O MOC tem se inserido desde o inicío na caminhada de convivência com o Semiárido e de construção de novas perspectivas para o seu povo. Na busca de dar visibilidade as ações desenvolvidas, há muitos anos adotou o slogan Por Um Sertão Justo, que nada mais é que a explicitação do sonho e do ideal de justiça que deve ser a norteadora de todas as ações e estratégias presentes no Semiárido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário