segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Feira da Agricultura Familiar será lançada nesta terça-feira (24)

Evento será destaque na Fenagro 2015
Cerveja de umbu, linguiça de tilápia, licuri caramelizado, doces e geleias, defumados, mel, chocolate, cachaça artesanal, mariscos, artesanato, moda e uma infinidade de iguarias produzidas pela agricultura familiar baiana, poderão ser conferidos durante a VI Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária (FEBAFES), que acontecerá de 28 de novembro a 6 de dezembro, no Parque de Exposições Agropecuárias de  Salvador, dentro da 28ª edição da Feira Internacional da Agropecuária (Fenagro).  O evento será lançado nesta terça-feira (24), durante encontro com a imprensa, no restaurante Fogo de Chão, no Rio Vermelho, em Salvador.

A FEBAFES é promovida pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e a União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (UNICAFES). O objetivo é conceber um espaço para promoção, divulgação e comercialização dos produtos dos empreendimentos da agricultura familiar e da economia solidária, bem como promover a capacitação dos expositores e agricultores familiares. 
O espaço agrega 150 estandes de cooperativas e associações, praça de alimentação, praça de comunidades e povos tradicionais, espaço de produtos orgânicos e espaço cultural. Tudo organizado por Territórios de Identidade do estado, onde serão apresentados produtos da economia local, cultura, culinária e belezas naturais. 
Durante os nove dias de evento, os visitantes da FEBAFES poderão degustar, comprar e conhecer um pouco mais sobre os produtos da agricultura familiar, diretamente de suas origens. 
Capacitação e comercialização
 A Feira também é importante espaço de formação e capacitação dos participantes, por meio de cursos, palestras, oficinas e seminários, com uma extensa programação e temas voltados para o fortalecimento da agricultura familiar, do empreendedorismo e da economia solidária no estado.
Além da comercialização nos estandes, os expositores irão participar de rodadas de negócios com empresários de redes hoteleiras, supermercados, bares, restaurantes dentre outros potenciais consumidores desses produtos. 
 Diversidade e inclusão 
A Feira da Agricultura Familiar foi planejada para fortalecer as ações de agricultores familiares, empreendimentos da economia solidária, agricultores assentados dos Programas de Reforma Agrária e Crédito Fundiário, quilombolas, indígenas, cooperativas, associações e redes de comercialização, técnicos, profissionais, pesquisadores, professores, estudantes, gestores públicos de diversas instituições dos municípios, estados e da união. 
Maior população rural está na Bahia
De acordo com o último censo agropecuário (2006), a Bahia concentra a maior população rural do Brasil, com 3,9 milhões de habitantes. O estado também reúne o maior número de estabelecimentos da agricultura familiar, com cerca de 700 mil propriedades.
 A agricultura familiar é responsável por 77% dos alimentos que chegam à mesa das famílias baianas.  A atividade responde por 44% de tudo que se produz na agropecuária do Estado, com o Valor Bruto da Produção (VBP) anual de R$ 3,74 bilhões. A agricultura familiar também é responsável por 81% da mão de obra das famílias no campo. 
São destaque na produção da agricultura familiar produtos derivados dos sistemas produtivos da mandioca, mel, leite, pesca e aquicultura artesanal, fruticultura, oleaginosas e caprinovinocultura. 
O trabalho é organizado por associações e cooperativas de agricultores familiares que produzem, industrializam e comercializam a produção nos diversos segmentos de mercado, a exemplo do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), além de outros segmentos do mercado nacional e internacional. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário