A Bahia
ocupa 1º lugar no ranking de transparência e cumprimento da Lei de Acesso à
Informação (LAI). A colocação é da Escala Brasil Transparente (EBT), pesquisa
realizada pela Controladoria-Geral da União - CGU, e apresentada na última
sexta-feira (20). O índice da análise mediu o grau de transparência pública em
estados e municípios brasileiros, entre agosto e outubro de 2015.
A pesquisa avaliou pedidos de acesso à informação sobre assuntos referentes às
principais áreas sociais: saúde, educação e assistência social. O outro
requisito avaliado foi o desempenho e o cumprimento às normas legais e
efetividade dos pedidos de acesso (transparência passiva). Os entes avaliados
receberam nota de zero a dez pontos, calculada pela soma dos dois critérios.
Com nota máxima, a Bahia está entre os estados mais transparentes do país, ao
lado do Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, São Paulo e o Distrito
Federal.Ouvidoria Geral
A Ouvidoria Geral do Estado (OGE), vinculada à Secretaria de Comunicação Social (Secom), é o órgão responsável pelo cumprimento da LAI e da transparência passiva no Estado. Ela atende ao cidadão, através de uma rede com 216 ouvidores especializados, localizados em todas as secretárias, autarquias e órgãos estaduais.
O atendimento ao cidadão é feito através da Central de Atendimento da OGE, que recebe reclamações, denúncias, elogios e pedidos de informações. Após o primeiro contato do cidadão, a OGE encaminha a demanda para a secretaria ou órgão competente e acompanha a resposta ao cidadão até a sua total satisfação.
Para o ouvidor geral do Estado, Yulo Oiticica, o Estado deu um grande passo na garantia do direito ao acesso à informação pública e a transparência passiva. "Esta pesquisa mostra o desempenho do Estado para garantir este direito tão importante para a democracia, através da ampliação da participação social e qualificação do principal canal de comunicação com a sociedade, é a Ouvidoria Geral do Estado. Parabenizo todo o Governo, em especial os ouvidores especializados das secretarias e órgãos e equipe da OGE pelo trabalho de excelência", disse.
Transparência
De acordo com a Lei de Acesso à Informação - LAI (12.618/2012), a transparência é um requisito essencial para o Estado Democrático de Direito. Ela possibilita ao cidadão uma participação política plena, através do acesso às informações públicas, garantindo a promoção e defesa dos direitos.
A Constituição Federal estabelece dois caminhos para a transparência. O primeiro consiste nas informações de interesse geral que os órgãos e entidades públicas devem divulgar independentemente das solicitações (transparência ativa). E o segundo é a transparência passiva, que consiste nos procedimentos para atender as demandas específicas dos cidadãos, via pedidos de informação.
A informação produzida, guardada, organizada e gerenciada pelo Estado em nome da sociedade é um bem público. Por isso, o acesso à informação pública já é reconhecido em vários países. Entende-se que o cidadão bem informado tem melhores condições de conhecer e acessar outros direitos essenciais, como saúde, educação e assistência social.
Secom -
Secretaria de Comunicação Social - Governo da Bahia
Nenhum comentário:
Postar um comentário