quinta-feira, 12 de novembro de 2015

Deputada Tia Eron promove Sessão em comemoração ao Dia da Consciência Negra

Quinta-feira (19), no plenário Ulisses Guimarães na Câmara dos Deputados, às 9h, acontece Sessão Solene em comemoração ao Dia da Consciência Negra, com o tema "A Década Internacional dos Afrodescendentes". A Sessão foi requerida pela deputada federal e presidente do PRB baiano, Tia Eron e será a única realizada na Câmara e no Senado para comemorar o 20 de novembro, Dia Nacional da Consciência Negra.

A data é especial e marca uma trajetória de luta pela libertação do povo afrodescendente no Brasil. A comemoração acontece em homenagem a Zumbi dos Palmares, liderança mais conhecida do Quilombo dos Palmares que era localizado na Serra da Barriga, hoje estado de Alagoas. Zumbi dos Palmares foi assassinado no dia 20 de novembro de 1965.
No início deste mês, dia 6, a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania – (CCJ) aprovou de forma conclusiva o Projeto de Lei 331/07 do deputado federal José Guimarães (PT-CE) e a relatora da CCJ, deputada federal Tia Eron, teve papel fundamental para essa aprovação por ser a responsável pelo parecer final. O texto será encaminhado ao Senado e se aprovado fica definido que toda semana em que cair o dia 20 de novembro será dedicada as ações educativas sobre a situação socioeconômica da população negra.
O projeto ainda foca o respeito à diversidade religiosa, o combate ao racismo e a outras formas de discriminação. As atividades deverão ser realizadas pelos órgãos governamentais ou através de convênio com ONGs de movimentos sociais. Para a Republicana baiana, a Semana da Consciência Negra será mais uma forma de atacar o preconceito e de valorizar a história e a cultura afro-brasileira. “Sabemos que um grupo da sociedade prefere ignorar essa parte da História do Brasil, mas nós estamos atentos e não deixaremos nada passar em branco”, encerra Tia Eron.
Dentre os convidados para a Sessão Especial do dia 19, estão: a Ministra da Cidadania, Nilma Lino; o Procurador do Ministério Público do Trabalho do Rio de Janeiro, Wilson Prudente; o Representante do UNFPA Brasil, Jaime Nadal; a Consul Francesa Alexandra Baldeh Loras. Também estão na lista de convidados os atores Lázaro Ramos e Tais Araujo, além da jornalista Maria Julia Coutinho, a Majú.
ASCOM – Dep. Fed. Tia Eron (PRB-BA) Noel Tavares



Nenhum comentário:

Postar um comentário