sexta-feira, 1 de abril de 2016

Vara Crime de Alagoinhas movimenta 733 processos na Justiça pela Paz em Casa

Palestra integrou as ações da campanha Justiça pela
 Paz em Casa; outro mutirão já está agendado para junho
Durante todo o mês de março, a Vara Crime da Comarca de Alagoinhas, movimentou um total de 733 processos envolvendo violência doméstica e familiar. A concentração de ações e mutirões nesta área fez parte da 4ª Semana da Campanha Justiça pela Paz em Casa.

Além de julgamentos e encaminhamentos de processsos, a vara realizou palestras e debates, abertos para a participação da comunidade local. A unidade já programa uma nova ação para o mês de junho.
O juiz titular da vara, Fábio Falcão Santos informou os resultados obtidos no mutirão de março. Foram proferidos 96 sentenças, 83 decisões, 438 despachos e realizada a 1° sessão do júri, sendo o réu condenado a 14 anos de reclusão por assassinato de sua companheira. Houve também a designação de 115 audiências de instrução, sendo realizadas 52.
No dia 7 de março, a vara promoveu uma palestra que abordou diversos temas acerca da violência doméstica familiar contra a mulher, tais como feminicídio, a invisibilidade da violência de gênero e a Lei Maria da Penha.
A palestra contou com a participação da comunidade local e de representantes de instituições do Centro de Referência à Mulher da cidade de Alagoinhas (CRAM), além do Ministério Público do Estado da Bahia (GEDEM), através do Grupo de Atenção Especial em Defesa da Mulher; do professor e delegado da Polícia Civil da Bahia, Antônio Luciano Lima, de psicólogos e acadêmicos de Direito.
A vara já está com outro mutirão agendado para o mês de junho, iniciando-se no dia 14, quando também será realizada a palestra sobre o tema, com o objetivo de aproximar o Judiciário da comunidade e dar visibilidade à Campanha Justiça pela Paz em Casa.
A campanha de mobilização Justiça pela Paz em Casa é uma iniciativa da vice-presidente do Supremo Tribunal Federal, ministra Cármen Lúcia, e envolve todas as varas de júri, não somente as especializadas no Combate à Violência Doméstica contra a Mulher.

Foto: Nei Pinto-Assessoria de Comunicação Social-Tribunal de Justiça do Estado da Bahia

Nenhum comentário:

Postar um comentário