sábado, 30 de abril de 2016

Reunião avalia resolução do CNJ sobre força de trabalho; TJBA avança na validação de processos

Alinhada com as determinações do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a presidente do Tribunal de Justiça da Bahia, desembargadora Maria do Socorro Barreto Santiago, promoveu reunião na tarde desta quarta-feira (27) com juízes assessores, secretários, diretores e técnicos para discutir os termos da Resolução nº 219/2016, publicada pelo Conselho.

A resolução do CNJ estabelece regras para melhor distribuição de servidores do Judiciário, de cargos e de funções de confiança, nos órgãos de Primeiro e Segundo Graus.
O objetivo da reunião foi o de aprofundar o conhecimento da resolução, avaliando o cenário e as possíveis medidas a serem adotadas, sem prejudicar as atividades que vem sendo desenvolvidas em todos os setores do tribunal.
Além de criar regras e limites para cessão de servidores e determinar que as carreiras dos servidores de cada Tribunal de Justiça sejam unificadas, a resolução também determina que os tribunais deverão instituir mecanismos de incentivo à permanência de servidores em cidades menos atrativas ou com maior rotatividade, inclusive com disponibilidade extra de cargos em comissão e funções de confiança. Prêmios por desempenho poderão ser oferecidos para as unidades mais produtivas.
Validação - Nove servidores, cedidos de gabinetes de desembargadores, iniciam na segunda-feira (2) a validação de processos digitalizados do Primeiro Grau. Nesta quarta-feira (27), eles participaram de uma reunião inaugural, para a apresentação da metodologia e treinamento para uso do sistema.
A cessão dos servidores aconteceu de forma espontânea, diante da solicitação da Presidência do TJBA, por meio de ofício aos desembargadores.
O pedido da Presidência, de colocar os servidores de Segundo Grau para agilizar as demandas do Primeiro Grau, coloca o TJBA à frente na execução de ações de equilíbrio, conforme a necessidade das instâncias, de acordo com o que determina a Resolução 219 do CNJ.
Na reunião inaugural para o trabalho de validação de processos, participaram a juíza Marielza Brandão, assessora Especial da Presidência para Assuntos Institucionais; o diretor de Primeiro Grau, Cícero Moura; a servidora Thaís Felippi, da Comissão Gestora do TJBA Virtual, que falou sobre a metodologia do trabalho e as diretrizes do projeto; e a servidora Mônica Santos, da Coordenação de Sistemas (Cosis), que fez um breve treinamento sobre o uso da ferramenta.
Os processos a serem validados, conforme explicou a servidora Thaís Felippi, foram digitalizados em 2015, mas não liberados para acesso de advogados e das partes, por ainda não terem sido validados no sistema.
Texto: Ascom TJBA / Foto: Nei Pinto



Nenhum comentário:

Postar um comentário