quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

Cultura, esporte e ciência reúnem estudantes na Arena Fonte Nova

Até sexta-feira (4), milhares de alunos da capital e de todos os territórios de identidade da Bahia ocupam diversos andares e espaços da Arena Fonte Nova, em Salvador, onde acontece o 4º Encontro Estudantil da Rede Estadual: Ciência, Arte, Esporte e Cultura. Na cerimônia de abertura do maior evento do calendário escolar do Estado, na manhã desta quarta (2), grupos de dança, música e performances com poesia se apresentaram, em palco montado especialmente para o evento, numa demonstração do que serão os próximos dias.
O evento representa oportunidade para os alunos compartilharem experiências e conhecerem diversas linguagens do conhecimento desenvolvidas a partir da escola. Organizado pela Secretaria da Educação do Estado, o encontro apresenta os projetos que passaram por seleção, incluindo formatos como vídeo, música, poesia, dança, canto, pintura, instalações, ciência, tecnologia e esportes. Para o secretário estadual da Educação, Osvaldo Barreto, o evento é a culminância de um trabalho desenvolvido pelos alunos, incentivados pelos professores, durante todo o ano de 2015.
"É inquestionável a qualidade dos trabalhos que são apresentados aqui”, disse o secretário, ressaltando também milhares de excelentes ideias que acabaram ficando de fora. “Isso só mostra o quanto acreditamos e temos avançado na educação pública do estado, e o quanto a juventude baiana está engajada conosco nessas ações", enfatizou Osvaldo Barreto na abertura do evento. 

O encontro reforça as ações do Governo do Estado, que promove a educação para todos os baianos, por meio de políticas públicas como o programa Educar Para Transformar-Um Pacto Pela Educação, lançado em março deste ano. Todas as atividades têm os estudantes como protagonistas, já que foram eles os idealizadores e realizadores dos projetos apresentados, com a supervisão de professores, por meio de projetos interdisciplinares.
Entre os eventos inseridos no encontro estão o 8º Festival Anual da Canção Estudantil (Face), o 7º Sarau do projeto Tempos de Arte Literária (TAL), 2ª Mostra de Dança Estudantil (Dance) e 2ª Mostra de Canto Coral Estudantil (Encante), além dos Jogos Estudantis da Rede Pública (Jerp).
No nível 6 da Arena Fonte Nova, um salão de exposições reúne 93 trabalhos da 8ª Mostra de Artes Visuais (AVE), incluindo esculturas, gravuras, desenhos, pinturas e pequenas instalações com diferentes técnicas na concepção. Um júri especializado vai escolher e premiar os melhores trabalhos desenvolvidos pelos jovens. No mesmo andar ainda ocorrem a Mostra de Vídeos Estudantis, campeonato de xadrez e algumas das oficinas programadas para os três dias do encontro.
Ideias inovadoras
Na manhã desta quarta-feira, estudantes apresentar ideias inovadoras que propõem soluções inteligentes e sustentáveis para problemas do mundo ‘real’, na 5ª Feira de Ciências e 10ª Feira Baiana de Matemática. Alunos do município de Caetité, no centro sul da Bahia, elaboraram um projeto de dessalinização da água por meio de um processo sustentável, e uma turma de estudantes de Ilhéus (região sul) fez uma cadeira de criança para carros, chamada de ‘anti-esquecimento’. 
Com 13 anos de idade, os estudantes Otávio Silva e Jairo Santos, do município de Livramento de Nossa Senhora (também no centro sul), criaram um mecanismo de guindaste hidráulico, capaz de mover pequenos objetos controlando líquidos através de seringas.
Fotos: Camila Souza/GOVBA Secom  - Secretaria de Comunicação Social - Governo da Bahia






Nenhum comentário:

Postar um comentário