sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

Comarca de Central ganha novo fórum; investimentos continuam na região de Irecê

O moderno prédio do fórum da Comarca de Central, inaugurado nesta quinta-feira (3), representa a conquista de um pleito há muito tempo desejado pela comunidade jurídica e toda a população da região.
Os investimentos na região não se restringem somente ao fórum. Cumprindo uma das metas estabelecidas para sua gestão – dar a magistrados e a servidores melhores condições de trabalho – o presidente do Tribunal de Justiça da Bahia, desembargador Eserval Rocha, instalou ainda nesta quinta-feira (3), a 2ª Vara do Sistema dos Juizados Especiais de Irecê.

Ainda estão previstas inaugurações dos fóruns de Irecê e Canarana, que juntos com a unidade de Central, representam um investimento de R$ 11,5 milhões.
Construído com investimento de R$ 1,1 milhão, o fórum de Central ficou pronto em 135 dias, um mês e meio antes do previsto. Fato que foi destacado pelo presidente Eserval Rocha, em seu discurso, durante a inauguração do prédio.
O desembargador agradeceu o empenho dos operários que construíram a obra e falou da sua familiaridade com a cidade, por já ter residido em Central na sua infância. “Aqui me sinto em casa”, disse.
O oficial de Justiça, Gelcy Júnior, que trabalha há 14 anos na localidade ressaltou a importância do fórum. “É um avanço para a comarca ter uma obra dessa e construída em um tempo muito rápido”.
Solenidade
A solenidade de inauguração do fórum de Central foi aberta com o hasteamento das bandeiras do Brasil, do Estado da Bahia e do Tribunal de Justiça pelo presidente Eserval Rocha, pelo procurador do município Ariston Carlos, que representou o prefeito Uilson Monteiro da Silva, e pelo juiz José Onofre Júnior.
O juiz José Onofre Júnior dirigiu-se para o presidente do TJBA em sua fala e destacou as ações de valorização do Primeiro Grau e a construção dos fóruns de Central, Canarana e Irecê. Em seguida, o presidente e o juiz proferiram discursos.
Houve o corte simbólico da fita, na entrada principal do fórum, e o descerramento da placa inaugural. Os presentes aproveitaram o momento para fazer uma vista às novas instalações. “Ter um novo fórum é muito importante. Central está agradecida”, reconheceu o advogado Adriano Gonçalves, secretário da subseção da OAB de Irecê.
Em 14 de julho deste ano, o presidente Eserval Rocha esteve em Central para o lançamento da pedra fundamental do fórum. Na oportunidade, o desembargador recebeu o título de cidadão centralense, na Câmara dos Vereadores.
Irecê
A instalação da 2ª Vara do Sistema dos Juizados Especiais de Irecê, nesta quinta (3), também está entre os atos de valorização do Primeiro Grau da gestão atual do TJBA. O evento aconteceu no Salão do Júri do Fórum Dantas Júnior Ayres.
A nova unidade, que terá juiz titular e sete servidores, já possui 4.039 ações protocoladas e vai funcionar no prédio dos juizados local.
O juiz Alexandre Lopes, titular da 1ª Vara dos Juizados Especiais da comarca, comemorou a entrega da unidade. “O povo de Irecê tem acesso à Justiça e os juizados vêm cumprindo seu papel”, disse.
Em seu discurso, o presidente Eserval Rocha ressaltou a atenção do Poder Judiciário aos menos favorecidos, fez um balanço da administração, abordando os problemas do orçamento, e lembrou as varas de Violência Doméstica e Familiar e da Infância e Juventude instaladas pela atual gestão do TJBA.
Estiveram presentes, tanto na inauguração do fórum de Central quanto na instalação da vara de Irecê, o juiz Anderson Bastos, assessor especial da Presidência para Assuntos Institucionais, o juiz Oséias Costa de Souza, assessor especial da Presidência para Magistrados; o diretor-geral, Franco Bahia; e o diretor de Serviços Gerais do TJBA, Everaldo Mendes. Juízes, servidores e operadores do Direito também prestigiaram os eventos.

Assessoria de Comunicação Social-Tribunal de Justiça do Estado da Bahia



Nenhum comentário:

Postar um comentário