quarta-feira, 5 de agosto de 2015

Governador aposta em consórcios e policlínicas para melhorar saúde pública na Bahia

O fortalecimento da saúde no estado, com a implantação de policlínicas por meio de consórcios municipais, foi ressaltado pelo governador Rui Costa no programa Digaí, Governador! desta semana. Os projetos serão enviados para aprovação na Assembleia Legislativa nos próximos dias. Rui disse que serão equipamentos novos para “levar até o cidadão a especialidade - o cardiologista, neurologista... - enfim, os serviços médicos e também os exames complexos que, muitas vezes, as pessoas só conseguem fazer em nossa capital”.

O governador ainda aborda as intervenções que estão sendo realizadas para dinamizar o atendimento e a reurbanização para melhorar a qualidade de vida de quem mora no entorno do Hospital Geral Roberto Santos, no bairro do Cabula, em Salvador. Outro assunto é o Campeonato Mundial de Wrestling, na próxima semana, no Centro Pan-Americano de Judô, em Lauro de Freitas. Rui fala também de compromissos oficiais, em Brasília, para tratar do programa Educar para Transformar – Um Pacto pela Educação e de assuntos relacionados à geração de energia renovável, além da agenda no interior do estado para entregar obras e serviços.



Ele se despede dos ouvintes parabenizando o aniversário da primeira-dama, Aline Peixoto, na terça-feira (4), e com uma mensagem para o Dia dos Pais, comemorado no próximo domingo (9). Desde que assumiu o governo, Rui ressalta a importância da família como exemplo a ser seguido.

Policlínicas

Também na edição, o governador enfatizou que vai enviar aos prefeitos e prefeitas projetos de lei municipal para a criação das policlínicas. “Tenho certeza que nós contaremos com o apoio dos vereadores de todas as cidades, e também com o apoio dos deputados estaduais na Assembleia. Nós já temos, inclusive, uma manifestação de apoio até dos deputados federais e senadores da Bahia. Eu já pedi emendas parlamentares”. Segundo ele, até agora, a previsão inicial é de 11 policlínicas, este ano, e a meta é chegar, ao final de quatro anos, com 27 policlínicas construídas na Bahia.

Quanto às intervenções no Hospital Roberto Santos, o governador informa que há uma série de procedimentos internos que estão sendo realizados para melhorar o atendimento, a resolução e a produtividade. “Mas também precisamos fazer uma melhoria no entorno [...]”. Rui informa que o projeto está concluído e será realizada a licitação de uma obra, com investimento “de um pouco mais de R$ 8 milhões, para reurbanizar o entorno do Hospital Roberto Santos e levar alguns equipamentos comunitários para a população”.

Entre as ações, o governador destaca que fazem parte do projeto a construção de uma creche que possa atender toda a região, “dando mais dignidade e melhorando a qualidade do ensino porque, cuidando das crianças desde cedo, nós vamos ter crianças mais preparadas para o ensino fundamental I e, posteriormente, o ensino fundamental II”.

Campeonato Mundial de Wrestling

O governador explicou o que é o wrestling. “Eu mesmo não conhecia esse nome. É a antiga [luta] greco-romana, e é importante porque a Bahia [vai] ganhar espaço no cenário mundial. Nós teremos aqui delegações, que já começam a chegar esta semana”. O campeonato ocorrerá no Centro Pan-Americano de Judô, em Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador (RMS).

Segundo ele, a abertura do campeonato será no dia 11, e o ministro do Esporte, George Hilton, deve participar do encerramento. “[O evento] marca, eu diria, o início de grandes competições que nós queremos fazer naquele equipamento belíssimo, originalmente pensado para o judô [...], mas que também abrigará outras modalidades de lutas. Nós queremos trazer mais e mais lutas nacionais e campeonatos internacionais, que possam ser realizados aqui na Bahia, naquele belíssimo equipamento”.

Brasília e interior do estado

Em Brasília, Rui tem audiências marcadas, esta semana, com o ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, para tratar do programa Educar para Transformar, e também com o ministro das Minas e Energia, Eduardo Braga, como informa no programa.

“Nós vamos discutir a necessidade do apoio, de um suporte para alavancar a criação de empreendimentos que gerem energia solar e energia eólica. Energia eólica já é um sucesso, mas nós temos potencial para mais, dependemos das linhas de transmissão no estado, assim como a necessidade de discutir sobre os empreendimentos de óleo e de gás. Isso vai gerar centenas, milhares de empregos para os baianos e, portanto, é fundamental esta audiência”.

O governador informa ainda que vai ao município de Poções fazer entregas como a reforma do estádio e de equipamentos da agricultura familiar. “No sábado, vamos conhecer esse projeto maravilhoso lá em Morro do Chapéu, que é o cultivo da uva, da produção de vinho. A Bahia começa a se destacar: nós já temos vinhos e espumantes premiados lá no Vale do São Francisco, na região de Juazeiro, e agora começa a se destacar a Chapada Diamantina, na região de Morro do Chapéu. Agora é a vez do vinho e da uva ganharem não só as mesas brasileiras, mas do mundo inteiro”.

O programa ‘Digaí, Governador!’ é produzido pela Secom, veiculado pela Rádio Educadora FM 107,5 MHz e reproduzido por vários veículos de comunicação. Secom  - Secretaria de Comunicação Social - Governo da Bahia




Nenhum comentário:

Postar um comentário