domingo, 8 de maio de 2016

Voluntárias Sociais realizam feira em comemoração ao Dia das Mães

Nem a chuva forte no início da manhã deste sábado (07) impediu que as famílias do bairro de Nova Brasília e região, em Salvador, aproveitassem os serviços oferecidos no evento organizado pelas Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA). Esta é a segunda edição da feira 'Mãe, Mulher Guerreira', em homenagem ao Dia das Mães, comemorado neste domingo (8).
Realizado no campo de futebol Mirandão, na comunidade de Nova Brasília de Valéria, o evento ofereceu diversos serviços a mulheres e crianças. Também houve apresentação de dança e música, além da entrega de presentes às mulheres com sorteios de brindes doados às Voluntárias. A feira foi uma opção de lazer em família que valoriza o papel das mães e mulheres baianas.

Para a presidente das Voluntárias e primeira-dama do Estado, Aline Peixoto, o projeto está facilitando o acesso de comunidades de vários bairros de Salvador a serviços essenciais. “Este é o nosso segundo ano realizando essa feira. Decidimos repetir o sucesso [do] ano passado, agora em outra comunidade, para permitir que todos tenham acesso a esses serviços. Isso é [oferecido] pensando em nós, mulheres, e valorizando o quanto nós somos guerreiras. [É] uma maneira muito especial para que essas mães possam curtir o dia delas, acompanhadas das suas famílias”, disse a primeira-dama sobre a iniciativa das VSBA.

A feira é realizada com a parceira com as secretarias estaduais do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), da Saúde (Sesab) e da Administração (Saeb), além da Secretaria de Política para as Mulheres (SPM) que apoiaram a iniciativa das Voluntárias. Para os adultos, uma unidade móvel do SineBahia oferece serviços de Intermediação de mão de obra, cadastro no Sistema Mais Emprego, pesquisa de vagas de emprego e solicitação de emissão de Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS). No local, um posto do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) Móvel permite a emissão de Carteira de Identidade, CPF e documento de antecedentes criminais.

Oferta de serviços na área de saúde

Na área de saúde, exames ginecológicos, preventivo, mamografia, serviços de aferição de pressão, glicemia, e orientações para melhorias da saúde da mulher foram realizados por profissionais. A Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) levou um dos seus caminhões para cadastro de novos doadores de medula óssea e doação de sangue. Mulheres a partir de 15 também fizeram exames oftalmológicos e, com o resultado, fizeram óculos gratuitamente, recebendo ainda atendimento odontológico de limpeza, tratamento de canal, extração, raspagem e restauração, que começou às 8h e segue até o final da tarde com cerca de 100 atendimentos.

Após ser atendida por um dos dentistas do Odontomóvel, a moradora da comunidade de Nova Brasília de Valéria e auxiliar de estoque, Samira Alves dos Santos comemorou a realização do evento. “Eu tinha ido ao dentista há algum tempo. A oportunidade de vir aqui e fazer a limpeza, cuidar da saúde de graça e no final de semana, já que não temos muito tempo por causa do trabalho, é muito bom. Só temos o que comemorar. A nossa comunidade é muito carente e que venham outras iniciativas como essa”.

Espaço de beleza e diversão para as crianças

No evento, a beleza das mulheres merece atenção especial. Durante todo o dia é possível cortar os cabelos, depilar sobrancelhas, e ainda ganhar maquiagem especial, tudo para curtir o Dia das Mães ainda mais bonitas. A estudante Adriana Almeida chegou cedo ao campo do Mirandão para aproveitar tudo. “São 11h e já fiz [carteira de] identidade e de trabalho. Me cadastrei no SineBahia, estou aguardando ser chamada [pelo] dentista enquanto [aguardo] ser maquiada por uma profissional. Aproveitei para fazer tudo que não tenho tempo nem oportunidade de fazer durante a semana”.
Fotos: Elói Corrêa/GOVBA-Secom  - Secretaria de Comunicação Social - Governo da Bahia


Nenhum comentário:

Postar um comentário