quarta-feira, 16 de novembro de 2011

UPB e TCM encerram encontros regionais sobre contas públicas em Serrinha


Iniciada no dia 18 de abril, a caravana da União dos Municípios da Bahia (UPB), junto com o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), que percorreu 12 cidades baianas, abrangendo todos os territórios de identidade do estado, para capacitar os gestores sobre a prestação de contas, chegou ao seu final no dia 11 de novembro na cidade de Serrinha. Ao todo mais de sete mil pessoas participaram dos encontros.
Idealizador da caravana, o prefeito de Camaçari, presidente da UPB, Luiz Caetano destaca que, “o projeto nasceu da necessidade de estreitarmos a comunicação entre o TCM, prefeituras e câmaras. 
Muitas contas tinham ressalvas, ou até mesmo eram reprovadas por falta de um entendimento entre as partes. Com a realização dos encontros nós conseguimos criar um novo modelo de gestão pública e prestação de contas baseada na fiscalização orientada do TCM. O mais importante é que o resultado desses encontros serão vistos ao longo de muitos anos”.
Presidente do TCM-BA, o conselheiro Paulo Maracajá, salientou que, “fizemos história no Brasil. Graças a ousadia do prefeito Caetano, conseguimos iniciar e concluir este trabalho de forma exitosa, sendo modelo para todos os estados brasileiros quanto a busca pela eficiência na gestão pública, desde o uso até a prestação de conta dos recursos públicos”.
Prefeito de Serrinha, Osni Cardoso, em nome de todos os prefeitos baianos, parabenizou o ineditismo dos encontros municipais. “É uma honra ter participado como anfitrião do encerramento deste projeto que mudou a história e a maneira de gestão pública baiana. Ampliando a visão dos gestores para o melhor uso do erário público, promovendo o desenvolvimento social e sustentável”.
Os encontros iniciaram nos dias 18 e 19 de abril em Salvador com o grande lançamento, em seguida vieram os encontros regionais iniciados nos dias 05 e 06 de maio em Porto Seguro, em seguida vieram Camaçari, Santa Maria da Vitória, Irecê, Juazeiro, Jacobina, Ilhéus, Vitória da Conquista, Jequié, Alagoinhas, Ruy Barbosa e Serrinha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário