quinta-feira, 14 de maio de 2015

Produção e comercialização é reforçada para apicultores de Tucano

Os produtores rurais do município de Tucano, no nordeste do estado, receberam do Governo do Estado cerca de R$ 14 mil em equipamentos. Fazem parte do pacote o entreposto e o centro de formação apícola, para desenvolver a agricultura familiar na região e para que haja o beneficiamento do mel antes da venda, além de cinco motocicletas para a prestação de assistência técnica.
A entrega foi realizada pelo governador Rui Costa, nesta quinta-feira (14), após a inauguração do Residencial Araticum, com 244 unidades habitacionais construídas pelo programa Minha Casa, Minha Vida, e a entrega de 2.460 cisternas.
Segundo o governador, os investimentos em Tucano ultrapassam R$ 50 milhões. “A entrega do entreposto e centro de formação para apicultores é importante para melhorar o valor agregado. Agora, a própria cooperativa pode exportar seu produto e melhorar a renda dos produtores”.
O entreposto beneficia diretamente cerca de 900 apicultores da região, com previsão de comercializar mais de 360 toneladas de mel por ano. Eles passam a dispor de uma estrutura composta por mesa para a extração do mel no favo, uma máquina centrifugadora e um aparelho para embalagem no formato de saches, entre outros equipamentos.
Dois convênios foram assinados na ocasião. Um deles, entre a Secretaria de Desenvolvimento Rural do Estado (SDR) e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), destina-se à prestação de serviço de assessoria e gestão do empreendimento. O segundo convênio foi assinado com a Cooperativa dos Produtores Familiares e Cajucultores do Nordeste da Bahia (Cooperacaju) para a compra de cinco máquinas de quebrar castanhas. Rui também entregou uma muda simbólica de cajueiro, representando as 30 mil que serão distribuídas para 750 agricultores da Cooperacaju.
Fotos: Manu Dias/GOVBA

Secom  - Secretaria de Comunicação Social - Governo da Bahia


Nenhum comentário:

Postar um comentário