quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Grupo de Reisado representa Araci na Assembleia legislativa em Salvador

O Auditório da Assembleia Legislativa ficou pequeno com a presença grupo de reisado Nossa Senhora da Conceição de Araci, que na ultima sexta-feira (11), participou de uma sessão especial em homenagem ao movimento Quixabeira na assembleia legislativa da Bahia, organizada pelo deputado Gika Lopes, onde expressaram a beleza e a força que o reisado tem em nossa região e levaram para os demais representantes daquela casa reivindicações para a criação de políticas de apoio e valorização dessa linda cultura.

Para José Leôncio das Chagas (Zeca), primeiro presidente do Movimento Quixabeira e participante do grupo de reisado Nossa Senhora da Conceição de Araci, a partir deste evento a tradição terá mais visibilidade e estará mais próximo de conquistar um grande sonho: tornar o movimento independente.
“Temos 20 anos de luta e sonhamos com o reconhecimento e a independência do Movimento. Tenho certeza que, com a ajuda das autoridades, vamos conseguir manter e fortalecer a nossa tradição,” afirmou Zeca.
Ao fazer uso da tribuna o deputado Gika Lopes reforçou a importância de valorizar a cultura da região do sisal e a necessidade de incentivo para que os participantes possam reforçar a tradição e propagá-la nas demais regiões do estado e em outros estados brasileiros. Após alguns pronunciamentos a sessão foi finalizada e todos os grupos de reisado que lá estavam fizeram uma grande e belíssima apresentação no salão da assembleia legislativa.
Para a secretária de Cultura, Gauba Rejane, resgatar essa tradição é fundamental para preservar a identidade do município. “Há anos a Cultura da Quixabeira vem sendo semeada por nosso amigo Zeca do Tapuio, a quem a secretaria de cultura abriu toda a sua atenção, dando apoio ao resgate dessa tradição em nossa cidade. Com eles firmamos o compromisso  do I encontro Regional da Quixabeira em Araci, que será realizado no dia 12 de Novembro,  durante a programação da semana da Cultura de 10 a 15 de Novembro!” Disse a secretária.






Nenhum comentário:

Postar um comentário