domingo, 6 de setembro de 2015

Agroindústria reforça agricultura familiar em Iaçu

A produção de frutas na região de Itaberaba e Chapada Diamantina ganha um novo reforço com a agroindústria de barra de cereais no município de . Inaugurada pelo governador Rui Costa na manhã deste sábado (5), a unidade utiliza produtos da agricultura familiar, agregando valor e gerando emprego e renda na cadeia da fruticultura.

O governador ressaltou que o investimento melhora a vida dos agricultores familiares. "A Bahia é o estado com maior número de agricultores, com 700 mil famílias. Estamos falando de 2,8 milhões de pessoas que dependem da agricultura para sobreviver e até então boa parte da receita ficava com o atravessador ou produtores que beneficiavam a produção. Queremos transferir esses recursos para a agricultura familiar melhorando a comercialização e o beneficiamento".


Com investimento de R$ 1 milhão do Fundo Estadual de Combate e Erradicação à Pobreza (Funcep), a agroindústria pode produzir dez mil barras por dia com frutas da região conhecida pela produção de abacaxi. "O abacaxi in natura por exemplo tem um valor muito baixo com um custo de produção alto que desestimula o agricultor. Portanto, está unidade vem garantir valor agregado", afirmou o secretário estadual de Desenvolvimento Rural, Jerônimo Rodrigues.

Também são matéria prima o umbu, jaca, banana e castanha de caju. A fábrica cumpre todos os requisitos de registros, embalagem e código de barras para comercializar as barrinhas com a marca Naturita  em grandes supermercados. A produção também vai para a merenda escolar de municípios baianos.

Para virarem ingrediente das barras de cereal, as frutas precisam ser desidratadas. O beneficiamento feito em outra agroindústria mantida pela cooperativa em Itaberaba mudou a relação comercial para os pequenos produtores. "O pessoal que comprava os produtos pagavam quanto eles queriam e agora é tabelado e existe o fair trade, a gente paga o preço justo", explicou o administrador da associação Antônio Júnior.

A Cooperativa Agroindustrial de Itaberaba recebeu ainda um caminhão e uma camionete. Os veículos serão usados em ações de assistência técnica, incremento do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e apoio à comercialização.

Visita escolar

Ainda no município, o governador Rui Costa visitou o Colégio Estadual Lauro Farani Pedreira de Freitas. Dando continuidade aos encontros voltados para conhecer a realidade das unidades de ensino em todo o estado, ele determinou medidas de gestão para o melhor aproveitamento dos espaços na escola. Para a aluna Andressa Moraes, 15 anos, tornar o colégio melhor também é papel dos estudantes. " A gente pode ajudar participando mais das aulas, não quebrando as cadeiras. Isso ajuda muito ".
Secom  - Secretaria de Comunicação Social - Governo da Bahia





Nenhum comentário:

Postar um comentário