sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Diretores e coordenadores da rede municipal recebem instruções sobre como prevenir e identificar a hanseníase

Na manhã da última segunda-feira, no salão da Secretaria de Educação do município
de Araci, o médico Dr. Robson realizou uma palestra sobre hanseníase para diretores e coordenadores da Rede Municipal de Educação. A mesma teve como objetivos alertar os gestores escolares sobre a presença da doença em nosso município, principalmente, por serem agentes multiplicadores de informação, como também sensibilizar a todos para ajudar a quebrar o preconceito que a sociedade ainda tem a respeito da doença.


A hanseníase, também conhecida como lepra, é uma doença infecciosa causada por uma bactéria. A doença é curável, mas se não tratada pode ser preocupante. Hoje, em todo o mundo, o tratamento é oferecido gratuitamente, e há várias campanhas para a erradicação na doença. Os países com maiores incidência são os menos desenvolvidos ou com condições precárias de higiene e superpopulação. Em 2011, o Ministério da Saúde registrou no Brasil mais de 33 mil casos da doença.

Dr. Robson palestrou durante quase 3 horas e explicou como identificar os sintomas, como conscientizar pais e responsáveis para estarem atentos a esses indícios e também tirou dúvidas diversas, como tratamento, riscos e demais curiosidades dos participantes. Para a secretária de educação, Manuela Teixeira, é fundamental que a secretaria possa ser essa ponte entre o conhecimento e a sociedade, inclusive com temas como saúde, responsabilidade ambiental, sociedade, preconceito e demais temáticas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário