segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Novas cisternas deixam Política de Universalização da Água de Tucano mais perto da realidade

Tucano será beneficiado, até maio, com mais cisternas que serão destinadas para moradores de todo o município, conquista importante para a Política de Universalização da Água da Prefeitura conjuntamente com a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente.
Nesta quinta e sexta-feira, o prefeito Dr. Igor, o secretário da Agricultura Jaime Matos e o técnico em agropecuária da secretaria Carlos Melo se reuniram com Roberta Almeida Nascimento, assistente social do Governo do Estado, para definir os critérios de cadastramento das famílias, prazos e outras questões relacionadas ao processo.
Durante a reunião, ficou definido que oito comunidades que não estão sendo abastecidas pela parceria Prefeitura – Exército por falta de cisternas serão as primeiras a receberem o benefício. Para ser contemplada com uma cisterna do projeto, a família precisa preencher alguns critérios, informa a assistente social, dentre eles morar na zona rural, não ter água encanada na residência, estar inscrita no Cadastro Único (quem não estiver será encaminhado junto à Setrades), ter renda per capta (por pessoa) de até no máximo R$140 ou ter abastecimento de água oriundo de poços salinizados, impróprio para consumo humano.
Durante o processo de cadastramento, que será realizado por um profissional destinado pela Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente e o Governo do Estado, devidamente identificado, serão formados em cada comunidade um Grupo de Apoio Comunitário, que terá como tarefa auxiliar na identificação e mapeamento das famílias que necessitem da cisterna. O Grupo será composto por um agricultor, um agente comunitário de saúde e mais um homem e uma mulher da comunidade.
Devido à grande demanda e urgência no abastecimento de água, serão liberadas cisternas de polietileno, que são mais práticas e rápidas para serem implantadas nas residências. O procedimento incluirá cadastramento, visita de equipe técnica do Governo do Estado ao local onde será instalada a cisterna, capacitação das famílias beneficiadas, instalação e fiscalização.
Em Tucano, o trabalho de identificação das famílias e cadastramento será realizado também em parceria com as secretarias de Saúde e a de Trabalho e Desenvolvimento Social (Setrades). As cisternas é uma conquista da Prefeitura junto ao governo estadual, por meio da CAR – Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional, da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).
Mais detalhes e outras informações na Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente.

Ascom PMT

Nenhum comentário:

Postar um comentário