terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

MOC integra vários espaços e contribui com a implementação da Política de Fomento à Economia Solidária

Como Conselheira do Conselho Estadual de Economia Solidária (CEES), a técnica do Movimento de Organização Comunitária (MOC), Gisleide do Carmo, do Programa de Convivência com o Semiárido - Acesso ao Mercado, representou a instituição em reunião ordinária do Conselho que aconteceu na Secretaria do Trabalho Emprego Renda e Esporte (SETRE), em Salvador, nesse dia 23 de fevereiro.
“O MOC, enquanto entidade de assessoria e fomento a Empreendimentos e Redes de Economia Solidária e de Comércio Justo e Solidário, é uma das instituições que integra este Conselho, e vem contribuindo com sua participação nesse espaço para o processo de implementação dessa política e o fortalecimento da Economia Solidária”, ressalta Mariza Cerqueira, técnica do MOC e suplente no CEES. 
O CEES é um órgão que tem como competência acompanhar a execução da Política Estadual de Fomento a Economia Solidária, a fim de garantir aos Empreendimentos Econômicos Solidários e suas Redes, o acesso a recursos e serviços públicos estaduais, que possam contribuir para o seu processo organizativo.
A participação do MOC no Conselho garante a interferência em espaços e questões estratégicas como a organização das conferências territoriais, estadual e nacional de Economia Solidária e a definição dos critérios de Certificação dos EES e Redes de Economia Solidária e Comércio Justo, questões fundamentais para a consolidação da política no Estado e conseqüentemente, o fortalecimento dos EES e suas Redes.
Os produtores e produtoras rurais organizados (as) em Empreendimentos Econômicos Solidários – EES e Redes vêm reescrevendo suas histórias na região Semiárida da Bahia. Muitos desses EES são filiados a Rede de Produtoras da Bahia (RPB) e a Agência Regional de Comercialização da Bahia (Arco Sertão) e são formados, em sua maioria, por agricultoras familiares dos territórios da Bacia do Jacuípe, Sisal e Portal do Sertão.

Nesse contexto o MOC busca contribuir no empoderamento político, social e econômico desses agricultores. Os grupos filiados passam a participar de projetos, a receber assessoria da equipe técnica do MOC na área de comercialização, com orientações na organização da produção e na busca de novos mercados. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário