segunda-feira, 31 de janeiro de 2022

NÚCLEO SOCIOAMBIENTAL E ASSESSORIA ESPECIAL DA PRESIDÊNCIA II REALIZAM PARCERIA COM A COELBA PARA INSTALAÇÃO DO CAMINHÃO DO PROJETO VALE LUZ NA SEDE DO PJBA

O Poder Judiciário da Bahia (PJBA), por meio do Núcleo Socioambiental e a Assessoria Especial da Presidência para Assuntos Institucionais (AEP II), celebrou Termo de Cooperação com a COELBA (Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia) e a Associação Voluntários para o Serviço Internacional – AVSI, voltado para o incentivo à reciclagem.

O acordo autoriza, a título gratuito, o uso de espaço no estacionamento do edifício-sede PJBA para instalação do caminhão de atendimento ao público do Projeto “Vale Luz” da COELBA. O projeto tem por objetivo a coleta de resíduos sólidos e a concessão de descontos na fatura de energia elétrica do consumidor participante. É possível ter descontos a partir de R$ 0,09 na conta mensal, fazendo a troca de uma latinha de alumínio de 350 ml, por exemplo.

A ação estimulará o uso adequado dos recursos naturais, minimizando os efeitos do descarte indevido no meio ambiente, além de incentivar a reciclagem. O Termo de Cooperação terá vigência de um ano, a partir da publicação (24/01/2022).

O ponto de troca é itinerante e estará aberto para atendimento no estacionamento do PJBA todas as segundas-feiras, a partir do dia 14/02, das 9h às 15h.

VALE LUZ: Para participar do Vale Luz, é necessário separar os resíduos aceitos pelo projeto, que devem estar limpos e secos, e entregá-los no ponto de coleta. No local, basta informar o número da conta-contrato da residência, identificado no canto superior direito da conta de energia, para que os créditos sejam gerados mensalmente na fatura.

Confira os materiais aceitos:

Papel e Papelão: jornais, revistas, livros, cadernos (sem capa e sem aspiral) e caixas em geral;

Plásticos: PET (embalagens de detergente, garrafas PET, sacolas);

Metal: latas de alumínio (refrigerante, cerveja, suco), latas de aço, latas de produtos alimentícios (leite em pó e conservas), aerossol desodorante, alumínio grosso e ferro;

Óleo Vegetal: óleo de soja, canola, girassol, gergelim, amendoim, milho, coco, algodão e mamona;

Eletrônico: CPU com placa mãe, televisores, monitores, celular, impressoras e copiadoras

A parceria do PJBA com a Companhia de Eletricidade contempla os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) para estimular o consumo consciente dos recursos naturais, além do Plano de Logística Sustentável da Corte baiana e Resolução nº 400/2021 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Para mais informações, visite a página do projeto no site da COELBA ou baixe o aplicativo do Vale Luz.

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário