Entre
as ações de melhoria do atendimento, o Planserv implantou, no início deste ano,
a Auditoria do Cuidado, com objetivo de acompanhar e orientar o paciente e seus
familiares durante o período de internação hospitalar. Os bons resultados da iniciativa
podem ser comprovados em números: de janeiro a outubro, foram realizadas 59,9
mil visitas beira leito (atendimento presencial ao paciente na unidade de
saúde), alcançando 17,9 mil beneficiários da assistência.
Também
foram realizadas 2,9 mil desospitalizações (indicação de alta, gerenciamento ou
atendimento domiciliar) e 1,8 mil mudanças de acomodação (de unidade fechada
para unidade aberta). “Essas ações garantem mais qualidade, segurança e
agilidade nas tratativas durante a internação, promovendo uma melhor
assistência e acolhimento aos nossos beneficiários”, afirma a coordenadora
geral do Planserv, Socorro Brito.
A
importância das visitas beira leito também pode ser dimensionada a partir dos
dados do IBSP- Iinstituto Brasileiro de Segurança do Paciente. De acordo com a
instituição, somente em setembro desse ano, foram constatados anualmente 134
milhões de eventos adversos em saúde no mundo. Esses eventos geram, segundo a
mesma fonte, 2,6 milhões de óbitos. “São números que comprovam a necessidade de
gestão do paciente internado, visando a excelência do atendimento oferecido
pela assistência”, completa a coordenadora.
Uma
das beneficiárias atendidas com as visitas, Vera Lúcia Carneiro elogiou a
iniciativa que, para ela, mostra a preocupação do plano com o tipo de
atendimento oferecido ao paciente. "A gente se sente segura porque o
Planserv está aqui avaliando e acompanhando nossa internação. Nem todos os
planos oferecem esse tipo de cuidado”, declarou ela.
A
Auditoria do Cuidado do Planserv é um núcleo composto por uma equipe
multidisciplinar (enfermeiros, médicos, nutricionistas, assistentes sociais,
fisioterapeutas), totalizando 103 profissionais, que realizam visitas beira
leito (in loco), acompanhando e orientando o beneficiário e a família durante
todo o período de internação. Além de acolher e entender as necessidades do
beneficiário, a auditoria tem como objetivo garantir uma alta segura reduzindo
as re-internações e minimizando os dados aos beneficiários. A equipe técnica é
responsável pelo alinhamento com o médico assistente e todos os demais
profissionais do hospital envolvidos na assistência com foco no cuidado e na
recuperação do beneficiário.
“A
Auditoria do Cuidado tem proporcionado uma melhor avaliação terapêutica dos
cuidados adotados para com os nossos usuários e, através dessa aproximação,
podemos estreitar as relações com eles, proporcionando sua segurança e melhoria
da qualidade da assistência à saúde, bem como promovendo alta segura”, afirmou
a enfermeira Acacia Barbosa, integrante do núcleo.
“Através
da auditoria do cuidado podemos acompanhar o paciente hospitalizado e a seus
familiares, ouvi-los, assisti-los e, assim, acompanhar o andamento da
internação para uma possível intervenção do médico do cuidado. Assim, podemos
promover uma assistência à saúde adequada com qualidade e segurança” , disse o
auditor médico, Daniel Mesquita.
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