sexta-feira, 29 de março de 2019

Feira Cidadã leva serviços de saúde e cidadania ao município de Santa Inês

 Mais de 11 mil moradores do município de Santa Inês, no Vale do Jiquiriçá, estão tendo acesso a consultas, cirurgias de catarata, exames de imagem, entre outros serviços na área de saúde, durante a Feira Cidadã. Promovido pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), em parceria com as Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA), o evento também oferece emissão de documentos e espaço de lazer. 
As atividades seguem até sexta-feira (29), das 8h às 17h, na Praça Antônia Costa Nascimento. Aos 70 anos, Conceição Brito está fazendo todos os exames e cirurgias que precisa no mutirão. "Ano passado, eu operei a vista direita em um mutirão menor. Agora, eu vou operar a vista esquerda e também vou fazer ultrassom do abdômen. Se não tivesse a Feira Cidadã, ia ser difícil para mim porque eu ia depender do carro da prefeitura para fazer tudo em outra cidade. Teria que agendar o exame ou a cirurgia e precisaria pernoitar em outra cidade, o que, na minha idade, é muito desconfortável", afirma. 
Já Abdias Evangelista, 77, ficou feliz por conseguir o RG, documento que havia perdido há dois anos. "O documento é importante para a gente ser reconhecido como cidadão onde a gente chegar. Se a gente for revistado, se for marcar um exame, se for fazer uma compra, para tudo é necessário ter documento".
O coordenador de Ações Comunitárias das VSBA e também da Feira Cidadã, Edvaldo Gomes, explica que "todo mundo pode participar. É preciso trazer cartão do SUS e carteira de identidade. Para os exames de imagem, é preciso solicitação médica. Mulheres que precisam fazer mamografia e têm menos de 50 ou mais de 69 anos também devem trazer a prescrição médica".
100 mil atendimentos
Edvaldo Gomes acrescenta que "esta já é a quinta edição do evento este ano. Começamos em 2017 e já tivemos mais de 20 feiras, com mais de 100 mil pessoas atendidas. Daqui de Santa Inês, nós vamos para Jequié, nos dias 2 e 3 de abril. Depois voltamos para atender em Salvador e prosseguiremos para Miguel Calmon".
De acordo com o prefeito de Santa Inês, Hérmeson Novaes, o município nunca recebeu uma feira de saúde desse porte. "É um evento gigantesco, que vai ajudar a atender às demandas da comunidade na área da saúde como um todo. Nós temos aqui, por exemplo, muita demanda de oftalmologia, área em que nós vamos ter mais ou menos mil atendimentos, com doação de óculos. Isso é muito importante porque a gente não precisa deslocar o nosso pessoal daqui do município para cidades maiores", destaca.
Lista de serviços oferecidos na Feira Cidadã:
- Atendimento odontológico (extração, restauração, canal e limpeza, orientação de escovação dentária com distribuição de kits)
- Atendimento ginecológico e orientação sobre a saúde da mulher
- Mamografia
- Ultrassonografia (mama, abdômen total, tireoide, vias urinárias, próstata via abdominal e partes moles
- Eletrocardiograma (ECG)
- Raio-x de tórax
- Consultas com clínico geral
- Atendimento oftalmológico para crianças e adultos, com distribuição de óculos para quem tiver necessidade corretiva, e pacientes acima de 60 anos, com agendamento de cirurgia de catarata para quem tiver indicação cirúrgica
- Aferição da pressão arterial
- Medição da glicemia
- Orientação nutricional
- Balcão Social (informações e atendimentos)
- Espaço Brinquedoteca (atividades lúdicas e recreativas para a criançada)
- Espaço Beleza
- Emissão da segunda via da carteira de identidade (RG)
Fotos: Elói Corrêa/GOVBA-Secom  - Secretaria de Comunicação Social - Governo da Bahia









Nenhum comentário:

Postar um comentário