Em apenas um mês de
funcionamento, o III Cartório Integrado, inaugurado no dia 25 de abril e que
reúne as 3ª, 6ª, 14ª e 16ª Varas de Relações de Consumo, no Fórum Ruy Barbosa,
já comemora os novos números. Em apenas 22 dias úteis de funcionamento, foram
baixados 2.878 processos dos 7.215 existentes. O número inclui despachos,
decisões, sentenças e atos ordinatórios.
A meta, de acordo com o diretor de Primeiro
Grau, Cícero Moura, é que ao final do mês de junho só fiquem pendentes de
análise os despachos proferidos em maio.
Outra redução no novo cartório integrado diz respeito aos atendimentos no
balcão a partir da virtualização dos processos. De acordo com a juíza Júnia
Araújo Ribeiro Dias, todos os pedidos advindos do balcão de atendimento foram
cumpridos diretamente pelos diretores. A estratégia montada é que a diretoria
atenda aos pedidos, enquanto os servidores cumprem os atos obedecendo a exata
ordem dos despachos, ou seja, dos mais antigos para os mais novos, exceto os
urgentes, que são logo executados.
Com isso, a média de atendimento no balcão na segunda quinzena caiu de 150 para
60 atendimentos diários. “Acreditamos que a excelente redução tem entre outros
aspectos: os advogados não precisam voltar ao cartório mais de uma vez para
fazer a diligência; a ênfase que estamos dando no atendimento telefônico,
direcionando para que a demanda sobre processos seja feita de preferência pelo
e-mail da Vara, e ainda que o cartório ficou com uma demanda reprimida visto
que ficou fechado no mês de abril passado, assim todos vieram logo na primeira
quinzena de abertura”, explicou a direção do Cartório em relatório.
Desde a abertura do primeiro cartório integrado, em 2016, até o início de 2017
mais de 25 mil movimentações, incluindo despachos, decisões e sentenças foram
realizadas na primeira unidade. Na próxima terça-feira (13) mais uma unidade
será inaugurada.
Texto: Ascom TJBA / Foto: Nei Pinto
Nenhum comentário:
Postar um comentário