Cinquenta
e seis prefeituras baianas estarão reunidas, na quinta e sexta-feira (21 e 22),
com uma equipe técnica do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE),
órgão ligado ao Ministério da Educação, para tratar, principalmente, de
pendências em relação à construção de creches naqueles municípios.
O encontro
será aberto às 9h desta quinta, na sede da União dos Prefeitos da Bahia (UPB),
no Centro Administrativo. O governador Rui Costa participará do evento a partir
das 10h Também estarão presentes o presidente do FNDE, Antônio Idilvan, e
o secretário estadual da Educação, Osvaldo Barreto.A iniciativa da reunião de trabalho foi tomada pela Secretaria da Educação do Estado, através do programa Educar para Transformar, com o objetivo de promover o fortalecimento da educação infantil na Bahia. Responsável pela execução das políticas educacionais do Ministério da Educação, através do financiamento de programas que visam à melhoria da qualidade da educação, o FNDE irá atender, nos dois dias do encontro, aos prefeitos e suas assessorias técnicas para resolver pendências envolvendo prestação de contas, obras e dúvidas em relação às ações desenvolvidas pelo Fundo.
Na oportunidade, os técnicos também vão realizar palestra e oficinas sobre implantação de creches, reformulação de obras e Planos de Ações Articuladas. O PAR consiste no planejamento multidimensional da política de educação que os municípios, os estados e o Distrito Federal devem fazer para um período de quatro. Envolve gestão educacional, formação de profissionais de educação, práticas pedagógicas e avaliação, e infraestrutura e recursos pedagógicos. É coordenado pelas secretarias municipais e/ou estadual de educação, mas deve ser elaborado com a participação de gestores, de professores e da comunidade local.
O FNDE é responsável por diversos programas na área de educação, a exemplo do Brasil Carinhoso, Brasil Profissionalizado, Caminho da Escola, transporte e merenda escolar, biblioteca, Proinfância, Proinfo, livro didático, dentre outros.
Secom -
Secretaria de Comunicação Social - Governo da Bahia
Nenhum comentário:
Postar um comentário