sexta-feira, 17 de julho de 2015

População de Ribeira do Pombal apoia o Pacto pela Educação

Em cumprimento às metas do programa Educar para Transformar – Um Pacto pela Educação, o governador Rui Costa visitou o município de Ribeira do Pombal, na região nordeste do estado, nesta quinta-feira (16). Além de ter participado da inauguração do Centro Municipal de Educação Infantil Luiza Rodrigues, da Praça Pedro Rodrigues da Conceição e da Academia da Saúde, Rui Costa conheceu duas unidades públicas de ensino: o Colégio Central de Ribeira do Pombal e a Escola Municipal Evência Brito.
De acordo com o governador, a educação é um processo acumulativo que se inicia nos primeiros anos de vida. "Nada melhor que ter um local adequado como a creche e pessoas capacitadas para cuidar das nossas crianças. Se tem uma coisa que transforma a vida das pessoas, transforma a vida das cidades, isso se chama educação. Por isso lancei o Educar para Transformar".
Na opinião de Rui Costa, os dois principais pilares de uma sociedade são a família e a educação. "Por isso pedi a ajuda dos prefeitos neste projeto. A responsabilidade pelo ensino fundamental e infantil é dos municípios". A diretora do Núcleo Municipal de Educação Infantil, a professora Socorro Santana, acredita que o pacto educacional, lançado pelo governador em março deste ano, fará jus ao nome.
"Acho que o programa é imprescindível para a educação. O nome já diz: Educar para Transformar. É só através da educação, estreitando laços com a família, buscando parcerias e outras iniciativas públicas e privadas, de todas as esferas sociais, que a gente vai conseguir conscientizar a sociedade", afirmou a professora. 
Educação infantil
A Creche Luzia Rodrigues, que atualmente comporta 90 crianças, será transferida nos próximos dias para o novo prédio, que foi inaugurado para abrigar o Centro Municipal de Educação Infantil Luiza Rodrigues, no bairro Pombalzinho. Com capacidade para atender 210 crianças em período integral, o centro já está com todas as vagas preenchidas.
A cozinheira Géssica Santos, mãe de Maria Sophia, 3 anos, disse que precisou se afastar do emprego para cuidar da filha. Agora que Sophia está matriculada no centro, ela afirma que está mais tranquila para procurar um novo trabalho. "Além de ser um centro grande, bonito, muito bem organizado, a gente tem segurança de saber que os nossos filhos, no caso, a minha filha, vai estar bem guardada e ter uma educação melhor".
Fotos: Manu Dias/GOVBA Secom  - Secretaria de Comunicação Social - Governo da Bahia




Nenhum comentário:

Postar um comentário