Importantes obras de
infraestrutura, equipamentos e mobilidade urbana para a Bahia ganharão, nos
próximos meses, um novo impulso como resultado da missão internacional liderada
pelo governador Rui Costa em sua viagem à China. Ele desembarcou no Aeroporto
Internacional de Salvador às 16h20 desta segunda-feira (14).
Na bagagem, Rui traz
diversos acordos firmados com empresários asiáticos que vão garantir, nos
próximos meses, o aprofundamento dos estudos técnicos e negociações que
possibilitarão o andamento de obras importantes de infraestrutura no estado, a
exemplo do Complexo Porto Sul e a Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol),
além do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), que ligará o Subúrbio Ferroviário ao
Comércio, e o novo Centro de Convenções da Bahia.
Um dos resultados mais
promissores da viagem do governador à China foi o acordo assinado com uma das
maiores construtoras chinesas – a China Railway Engineering Group (Crec) – e o
Fundo Chinês para Investimento na América Latina (Clai-Fund) para construir e
operar o Porto Sul e a Ferrovia de Integração Oeste Leste (Fiol), em associação
com o governo baiano e a Bahia Mineração (Bamin), que explora o minério de
ferro em Caetité, na Bahia.
Porto Sul e Fiol
O Complexo Porto Sul será
construído em Aritaguá, em Ilhéus, e já tem as licenças prévia e de
implantação, além da autorização para supressão de vegetação, emitidas pelo
Ibama. Com o início das obras, que o governador Rui Costa espera retomar agora
com os chineses, o Porto Sul se transformará em um dos principais exportadores
de minério de ferro, grãos, biocombustíveis e fertilizantes, transportados pela
Fiol.
“Os chineses possuem a
tecnologia mais avançada e experiência de sobra para fazer essas obras
avançarem na velocidade que a Bahia precisa. Nossos projetos entusiasmaram os
dirigentes da Crec e Clai-Fund, e isso permitiu estabelecermos um acordo
histórico, que vai viabilizar os investimentos e destravar de uma vez por todas
essas obras importantes para a Bahia”, comemorou Rui.
Obra do governo federal,
a Fiol, que vai ligar Ilhéus, na Bahia, à Figueirópolis, no estado do
Tocantins, formará um corredor de transporte, abrindo uma nova alternativa
logística para os portos no Nordeste brasileiro. Com a atual crise econômica,
as obras foram desaceleradas pelo governo federal. Mas o acordo com o grupo
chinês prevê a inclusão de quatro trechos da Fiol no solo baiano, entre Ilhéus
e Caetité, que estão em fase final de construção e serão concluídos.
Para viabilizar o
investimento chinês na ferrovia, o governo federal iniciou os estudos para a
venda antecipada da capacidade operacional da ferrovia. Assim, os recursos
obtidos serão usados na conclusão da obra e a empresa garante o direito de
transportar suas cargas por determinado período de tempo.
O Clai-Fund atuará como
principal investidor e captador de novos parceiros para o projeto,
principalmente grandes siderúrgicas chinesas. A participação no complexo
logístico baiano será a maior operação do Fundo na América Latina. Já a Crec é
uma das maiores construtoras de ferrovias do mundo, responsável, dentre outras,
pela construção da Transiberiana, a linha férrea que liga os extremos da Rússia
e tem mais de nove mil quilômetros de extensão.
Centro de Convenções
Dentre as oportunidades
de negócios que apresentou aos investidores chineses, a exemplo das fontes
alternativas de energia – eólica e solar –, Rui destacou o novo projeto do
Centro de Convenções da Bahia. "Salvador é uma cidade de forte apelo turístico
e estamos buscando parceiros para viabilizar, a construção desse novo
empreendimento", que deve ser localizado na região do Comércio.
Rui apresentou a proposta
de projeto arquitetônico do equipamento e destacou que a proximidade do
empreendimento com o Centro Histórico de Salvador e a localização em frente ao
mar ampliam as possibilidades de retorno para as empresas interessadas em se
associar ao projeto.
VLT
No último dia da missão
comercial na China, na sexta-feira passada (11), Rui Costa também garantiu a
evolução das conversas sobre o investimento chinês no sistema do Veículo Leve
sobre Trilhos (VLT), interligando o Subúrbio Ferroviário ao bairro do Comércio,
que substituirá os atuais trens que operam até o bairro da Calçada, em
Salvador.
Foi assinado memorando
com uma das maiores empresas chinesas na área de infraestrutura e logística, a
China Tiesiju Civil Engineering (CTCE). O principal executivo da companhia,
Chuanlin Wang, se comprometeu a enviar uma delegação à Bahia já em abril, para
viabilizar a implantação do VLT de Salvador. Além do VLT, os técnicos da CTCE,
empresa que já construiu mais de 13 mil quilômetros de ferrovia, aprofundarão
os estudos sobre projetos de água e saneamento para Salvador.
A licitação do VLT sai
ainda este ano e a expectativa, na avaliação de Rui Costa, é que a CTCE possa
executar o projeto na capital baiana no mesmo ritmo que realiza obras na China
e em outros países onde possui investimentos. “A tecnologia da empresa
impressionou nossa comitiva e faremos todos os esforços para garantir a
parceria”, afirmou Rui.
O executivo da CTCE,
Chuanlin Wang, também demonstrou interesse em investir no projeto da Ponte
Salvador-Itaparica e na Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol). Para o
executivo, a segurança proporcionada pela modalidade de Parceria
Público-Privada (PPP), apresentado pela Bahia em diversos outros
empreendimentos, é interessante para novos investimentos da empresa.
“Nós temos grande
interesse em iniciar nossos investimentos no Brasil e sentimos segurança na
modelagem proposta pelo governador. Vamos buscar essas duas primeiras ações
(VLT e água e saneamento) como teste para investir em projetos maiores na
sequência, já com a experiência aprovada”, disse Wang.
Outro interesse dos
chineses na Bahia é a criação de jumentos no semiárido baiano para exportação.
O consumo chinês de carne de jegue anual é da ordem de 4 milhões de animais.
Fotos: Diego Mascarenhas/GOVBA-Secom -
Secretaria de Comunicação Social - Governo da Bahia
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