O Fundo Chinês para
Investimento na América Latina (Clai-Fund) e a China Railway Engineering Group
n.10 (Crec), uma das maiores construtoras chinesas, vão investir, construir e
operar o Porto Sul e a Ferrovia de Integração Oeste Leste (Fiol), em associação
ao Governo do Estado e a Bahia Mineração (Bamin). Os acordos, que marcam o
início de um período de negociação que vai determinar os detalhes da operação, foram
assinados em Pequim, pelo governador Rui Costa, o secretário da Casa Civil,
Bruno Dauster, e os representantes das empresas asiáticas.
“Os Chineses possuem a
tecnologia mais avançada e experiência de sobra para fazer essas obras
avançarem na velocidade que a Bahia precisa. Nossos projetos entusiasmaram os
dirigentes da Crec e Clai-Fund, e isso permitiu estabelecermos aqui um acordo
histórico, que vai viabilizar os investimentos e destravar de uma vez por todas
essas obras importantes para a Bahia”, afirmou Rui.
O Clai-Fund é uma
organização que se concentra em investimentos industriais de empresas em
cooperação entre a China e a América Latina. Ele atuará como principal
investidor e captador de novos parceiros para o projeto, principalmente grandes
siderúrgicas chinesas. A participação no complexo logístico baiano será a maior
operação do Fundo na América Latina.
Já a Crec
n.10 é uma das maiores construtoras de ferrovias do mundo, responsável, por
exemplo, pela construção da Transiberiana, a linha férrea que liga os extremos
da Rússia e tem mais de nove mil quilômetros de extensão. De acordo com o
gerente geral da área Internacional da empresa, Shen Zhou, os projetos serão
tratados como prioridade. “A Bahia criou as condições para que nós tomássemos essa
decisão, e agora vamos buscar conjuntamente a solução para que nossa
participação efetiva aconteça o mais rápido possível”.
Porto Sul
O Complexo
Porto Sul será construído na Ponta da Tulha, em Ilhéus, já tem as licenças
prévia e de implantação, além da autorização para supressão de vegetação,
emitidas pelo Ibama. O Governo do Estado espera que a associação com os
chineses devolva ao empreendimento a capacidade de gerar emprego, renda e
crescimento econômico em toda a região. “Uma boa parceria tem que ser
interessante para todos os envolvidos. Não me resta dúvida de que esse acordo
vai fortalecer ainda mais a relação do Brasil com a China e garantir mais
desenvolvimento para nosso estado”, comemora o governador Rui Costa.
A estimativa é de
um investimento de R$ 2,6 bilhões, sendo R$ 2,2 bilhões para as obras e R$ 400
milhões em equipamentos. Além do Porto Sul, o acordo inclui quatro trechos da
Ferrovia de Integração Oeste Leste, entre Ilhéus e Caetité, que estão em fase
final de construção e serão concluídos. Para viabilizar o investimento Chinês
na ferrovia, o governo federal já iniciou os estudos para que seja feita a
venda antecipada da capacidade operacional da ferrovia, com os recursos obtidos
sendo usados na conclusão da obra e a empresa garantindo o direito a
transportar suas cargas por determinado período de tempo.
“Apesar do baixo preço
das commodities no mercado internacional, conseguimos atrair grandes
investidores para nossos projetos e para a exploração do minério de ferro
naquela região. Além da mina da Bamin, em Caetité, temos acordos encaminhados
com as mineradoras Santa Fé, em Brumado, e a Hombridge, em Minas Gerais”,
explica o coordenador de Acompanhamento de Políticas de Infraestrutura da Casa
Civil do Estado, Eracy Lafuente.
Segundo ele, quando
estiver em plena operação, o complexo poderá movimentar 55 milhões de toneladas
de minério de ferro por ano, além de outras cargas, como grãos e fertilizantes,
e se as negociações avançarem como se espera até o fim do ano as obras seriam
iniciadas.
Futuramente, os chineses
pretendem viabilizar a ferrovia Bioceânica, construída a partir da Fiol e
formando uma linha de trem entre os oceanos Atlântico e Pacífico. Ela sairia de
Ilhéus, passaria pelos estados do Mato Grosso, Rondônia e Acre, até chegar ao
Peru, onde encontraria novamente o mar.
Fotos: Diego
Mascarenhas/GOVBA-Secom - Secretaria de Comunicação Social -
Governo da Bahia
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