domingo, 10 de junho de 2012

Município de Barrocas não cumpre sua parte e obra do estádio é suspensa


Projetado para receber cinco mil torcedores, o estádio de Barrocas ainda vai demorar meses para ser inaugurado. A obra está parada com pouco mais de 30% concluída. Parte do muro de proteção foi erguido, os vestiários estão em ponto de laje e as fundações das pilastras de sustentação das arquibancadas estão praticamente concluídas. A tribuna de honra vai ficar no mesmo local. E a demora impacienta os fãs locais de futebol.

É outra importante obra que teve a continuidade interrompida pela falta da apresentação da contrapartida financeira por parte da Prefeitura de Barrocas – o futuro frigorífico enfrenta problema semelhante. Os recursos são do Ministério dos Esportes, através de emenda parlamentar do deputado federal ACM Neto.
Outro problema é que o aterro que vai nivelar o campo, bem como uma parede contenção a redor de todo estádio, que deverá ser feita de pedra, não estão concluídos. Ou melhor: menos da metade do material destinado ao aterramento foi colocado e a parede sequer foi iniciada. A pedra e a areia foram colocados no local há mais de seis meses.
Os recursos estão em conta específica na Caixa Econômica Federal, à espera da confirmação da obrigação não atendida da prefeitura. Como não vem recebendo regularmente pela prestação do serviço, a empresa JR Empreendimentos Ltda resolveu suspendê-lo. No período no qual trabalhou recebeu apenas cerca de R$ 13 mil. Com isso, cerca de 60 empregos diretos foram fechados.
A Prefeitura realizou duas licitações para a construção do estádio. A JR Empreendimentos Ltda é responsável pela parte de alvenaria do estádio. O aterramento ficou com outra empresa, que sequer iniciou o serviço, que é considerado essencial. Serão necessárias centenas de caçamba do material especificado na licitação para que o nivelamento seja concluído.
A paralisação da construção gera um problema social. Dezenas de pedreiros e ajudantes, além de outros profissionais, são dispensados, mesmo que temporariamente – espera-se. Assim, milhares de reais deixam de circular no comércio local.
De acordo com Paulo César Santos Matos, responsável pela JR Empreendimentos Ltda, a suspensão dos serviços está relacionada ao não pagamento por parte da prefeitura pelo trabalho já realizado. “As medições já foram feitas pela fiscalização do município, mas os recursos não foram repassados”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário