“Um paciente sem cuidados específicos pode ter mais dificuldades de recuperação até mesmo por um quadro de desnutrição causada pelas limitações em ingerir alimento. O nutricionista orienta a dieta e nós apontamos as texturas ideais dos alimentos que serão servidos”, Concluíram as fonoaudiólogas.
Com o projeto, o deputado Tom propõe a inserção desse profissional na composição da equipe multidisciplinar da rede de saúde do Estado, pela importância e na recuperação integral do paciente, potencializando os cuidados com a população.
Auxiliar na recuperação de pacientes internados, oferecendo ao paciente e à família acompanhamento integral e seguro, esse é o objetivo das equipes multidisciplinares que atuam em conjunto na reabilitação de pacientes dos hospitais públicos da Bahia. O fonoaudiólogo atuará na prevenção, avaliação e diagnóstico de pacientes com alterações de linguagem, voz, audição, deglutição, motricidade facial, pessoas com dificuldade de ingestão de certos tipos de alimentos, todos terão acompanhamento especializado esse profissional.
O projeto prevê um diagnóstico completo que contemple todo o organismo, com redução de sequelas, menor tempo de internação evitando assim a reinternação e a diminuição de gastos para o Estado. “O custo que os hospitais têm com a volta desses pacientes é muito grande”, explicam as fonoaudiólogas Nataly Carneiro e Jaiele Freitas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário