segunda-feira, 21 de março de 2022

BIRITINGA – REALIZA COM MUITO SUCESSO A 6ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE E 1ª CONFERÊNCIA DE SAÚDE MENTAL

A Prefeitura Municipal de Biritinga, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, e a Comissão Organizadora da 6ª Conferência Municipal de Saúde de Biritinga realizaram na terça-feira, dia 15 de março, na quadra do Colégio Municipal de Biritinga 6ª Conferência Municipal de Saúde e 1ª Conferência de Saúde Mental, que teve como tema “O Fortalecimento do SUS e os Desafios da Pandemia”.

O evento teve como objetivo reafirmar, impulsionar e efetivar os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS), mobilizando e estabelecendo diálogos com a sociedade acerca da situação atual de saúde do município, do direito a saúde e em defesa do SUS, além de elaborar propostas a partir das necessidades de saúde para construção do Plano Municipal de Saúde 2022/2025.

Os participantes foram divididos em três grupos que debateram os três eixos temáticos: Eixo I Saúde de Qualidade, “um direito de todos”, Eixo II Os desafios do financiamento do SUS e Eixo III Implicações na Saúde Mental durante e pos-pandemia.

Participaram da Conferência Municipal da Saúde, o prefeito Gilmario de Souza Oliveira conhecido carinhosamente pela população (Gil de Gode), vice-prefeito e Secretário de Saúde Daniel Cerqueira do Nascimento, Alan Cerqueira dos Santos, Presidente do Conselho Municipal de Saúde, Maiane Pereira dos Santos Nery, Coordenadora do Hospital Municipal de Biritinga, Patrícia de Almeida Marques Oliveira, Coordenadora da Atenção Básica, Paloma Carneiro de Souza, Coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Thaiza Almeida Estrela Lima, Coordenadora do CAPS, Sargento Maia, Representante da Segurança Publica, Servidores Públicos, Representantes de instituições constituídas do município e comunidade em geral.

O Prefeito Gil de Gode, falou da satisfação de receber todos, com a participação maciça da comunidade para elaborar propostas em prol da melhoria da saúde da população, e que tem como plano de governo oferecer cada vez mais melhorias na saúde do município. “Nosso objetivo é levar mais qualidade de vida para a nossa população, trazendo dignidade a todas as pessoas que precisarem de atendimento público. Vocês que estão aqui hoje, nos ajudará a melhorar cada dia mais, a saúde de nosso município”. Disse Gil de Gode.

O vice-prefeito e secretario municipal de saúde Daniel Cerqueira do Nascimento falou da importância da conferência para o município. “São momentos como este, que nos possibilitam avançar na política pública de saúde no município com a participação da sociedade civil e representantes do governo, o amplo fórum de debates organizado com a finalidade de avaliar, planejar e fixar ações e diretrizes que melhorem a qualidade dos serviços de saúde pública, proporcionando melhor qualidade de vida para toda a população”, salientou Daniel. 

A Dra. Edna Maria de Araújo, falou da importância da Conferência e do Sistema Único de Saúde (SUS). “Essas propostas que nasceram a partir das discussões dos eixos compostos para debater a Saúde pós-pandemia, norteará os trabalhos para os próximos anos. Na Conferência existe uma representatividade muito grande da população e dos setores envolvidos com a Saúde e é o momento que a população pode expor seus anseios e aquilo que se espera da Administração para a Saúde”, ressalta.


























Nenhum comentário:

Postar um comentário