Os
conselheiros aprovaram ainda a determinação de ressarcimento aos cofres
municipais da quantia de R$5.125,00, com recursos pessoais, pelo pagamento a
maior de remuneração ao então secretário municipal de Saúde. O atraso na
análise e julgamento dessas contas pelo Pleno do TCM – explicou o conselheiro
relator – se deu em razão das sucessivas manobras protelatórias do
gestor para que o processo fosse retirado de pauta, na tentativa de sanar
pendências apontadas pela área técnica. Segundo o conselheiro Paolo Marconi, na
maioria de suas manifestações para postergar o julgamento das contas de 2018, o
prefeito Fernando Gomes “lançou mão de argumentos recorrentes e tecnicamente
não comprovados, cobrando medidas inexistentes no Regimento Interno do Tribunal
e informações já disponíveis”.
O
conselheiro Paolo Marconi em seu voto condutor aprovado pelos demais
conselheiros (o conselheiro José Alfredo Dias Rocha se absteve porque não pôde
acompanhar toda a leitura do voto) determinou que a Superintendência de
Controle Externo do TCM promova auditoria nos contratos firmados com a empresa
“Bio Sanear Tecnologia Ltda.”, responsável pela coleta de lixo na cidade,
englobando o procedimento de “escolha do prestador de serviço, a formalização
do contrato, efetivação da prestação do serviço, análise do preço em comparação
com os praticados no mercado, dentre outros, desde a contratação inicial em
05/03/2013. A empresa já recebeu da Prefeitura de Itabuna, no período de 2013 a
2020, o expressivo montante de R$91.228.258,01”.
Ao
final da votação, o conselheiro apresentou requerimento – com a aprovação de
todos os conselheiros – com sugestão para que os auditores do TCM realizem uma
ampla investigação sobre a prestação de serviço pela “Bio Sanear Tecnologia
Ltda.” em todos os municípios baianos desde 2013. Isto em razão do volume de
recursos que são gastos com o serviço de coleta de lixo pelos municípios e das
suspeitas que foram levantadas sobre possíveis irregularidades e mesmo
sobrepreço em contratos celebrados pela empresa.
O
conselheiro Paolo Marconi listou os motivos principais para a rejeição das
contas de 2018 de Itabuna. O primeiro e mais grave foi a extrapolação do limite
para gastos com pessoal, que alcançou o montante de R$284.673.957,40,
correspondendo a 63,07% da receita corrente líquida do município. Esse
percentual superou, em muito, o limite máximo de 54% previsto na Lei de
Responsabilidade Fiscal. Outro foi a reincidência quanto ao não pagamento de
multa, no valor de R$3 mil, imposta ao gestor em processo julgado pelo TCM.
E
um terceiro – e também grave – foi a reincidência do prefeito na prática
irregular de contratação de pessoal temporário sem comprovar o necessário e
regular procedimento administrativo de seleção. E nisto comprometeu vultosos
recursos públicos – da ordem de R$30.889.263,77. Esses gastos, realizados
apenas no exercício de 2018, representaram, segundo conselheiro, 11,27% da
despesa total de pessoal no mesmo período. Ele lembrou que o TCM, já no exame
da prestação de contas de 2017, havia determinado ao gestor que regularizasse
as contrações temporárias ilegais.
A
Prefeitura de Itabuna, em 2018, registrou uma receita arrecadada no valor de R$503.818.404,85
e promoveu despesas no montante de R$542.859.948,02, o que resultou no déficit
de R$39.041.543,17. As disponibilidades financeiras de R$48.550.999,06,
deixadas em caixa ao final do exercício, não foram suficientes para cobrir os
“Restos a Pagar” inscritos, consignações e despesas de exercícios anteriores,
resultando num saldo negativo de R$185.911.385,35. A relatoria advertiu o
gestor para que adote, desde já, providências objetivando a reversão da
situação, tendo em vista que o descumprimento do artigo 42 da LRF no último ano
do mandato, por si, impõe a rejeição das contas.
Em
relação às obrigações constitucionais, o prefeito aplicou 26,17% da receita
resultante de impostos, compreendida a proveniente de transferências, na
manutenção e desenvolvimento do ensino no município, superando o mínimo exigido
de 25%, e investiu nas ações e serviços públicos de saúde 15,57% do produto da
arrecadação dos impostos, sendo o mínimo previsto de 15%. Na remuneração dos
profissionais do magistério foram investidos 81,55% dos recursos do Fundeb,
também atendendo ao mínimo de 60%.
Também
deve ser lavrado termo de ocorrência para apuração da regularidade das
contratações da prestação de serviços de assessoria jurídica e contábil, além
da comprovação da efetiva prestação dos serviços pelos escritórios Jatahy
Fonseca Advogados Associados (R$2.964.000,00); Cavalcanti, Cerqueira &
Pombinho Advogados Associados (R$192.000,00); e Compus Contabilidade Púbica
& Sistemas Ltda. (R$447.000,00), totalizando R$3.603.000,00.
O
Ministério Público de Contas, através do procurador Danilo Diamantino, se
manifestou opinando pela rejeição das contas da Prefeitura de Itabuna
(exercício 2018), com aplicação de multa ao prefeito, em razão da irregular
abertura de créditos adicionais; reiterada inexpressividade da arrecadação da
dívida ativa; gastos excessivos com pessoal; e burla ao concurso público.
Cabe
recurso da decisão.
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