segunda-feira, 13 de novembro de 2017

CONSISAL - Conceição do Coité sedia I Seminário Territorial do Serviço de Inspeção Municipal (SIM).

O I Seminário Territorial do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), com o tema, Agroindústria familiar, oportunidade para gerar emprego e renda e garantia da qualidade dos alimentos, aconteceu nesta sexta-feira (10), no Centro Cultural no município de Conceição do Coité. Realizado pelo Consórcio Público de Desenvolvimento Sustentável do Território do Sisal - CONSISAL e a Prefeitura Municipal de Conceição do Coité.

 Com a presença do Presidente do CONSISAL, Dival Pinheiro, do Secretário Executivo, José Silva, Wilson Dias, diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), prefeitos dos municípios do Território do Sisal, agricultores familiares e representantes de diversas instituições, puderam acompanhar e debater temas como: O SIM e a formalização de agroindústrias familiares e de pequeno porte; Agroindústrias familiares e de pequeno porte e a segurança alimentar; e as Linhas de crédito para agroindústrias. 
Para Dival, o consórcio está descentralizando os papéis, e facilitando a vida do agricultor familiar. “Estamos aproximando o debate sobre a importância da inspeção, junto a grupos produtivos, municípios e instituições, de um lado está o consórcio defendendo a bandeira da inclusão produtiva e ao lado, o Estado investindo na geração de renda e na organização dos produtores.”
José Silva destacou a importância do momento para o fomento a agricultura familiar. “Aqui em Conceição do Coité estamos implantando o primeiro Selo do SIM no Território, com o registro a população tem a segurança da qualidade dos alimentos e os produtores a oportunidade de aumentar a produção com a garantia da comercialização dentro do município, este é o primeiro passo dado, agora vamos em busca do Selo do Sistema Unificado Estadual.”
Wilson Dias apresentou o tema: Políticas estaduais de apoio as agroindústrias, segundo ele a adesão ao evento demonstra que esse é o caminho a seguir. "Estamos falando de modo de vida, de melhor relação com a natureza e de vida mais saudável. O Governo está fazendo seu papel que é de estimular o desenvolvimento da agricultura familiar de criar novos meios de dinamizar a economia dos municípios". 
​​A equipe técnica do Projeto SIM do CONSISAL é formada pela Jocemari Alves médica veterinária e o Agrônomo Carlos Alexandre. Com o SIM permite regulamentar o escoamento dos produtos da agricultura familiar e economia solidária, por meio da inspeção dos produtos de origem animal produzidos pelos agricultores familiares.







Nenhum comentário:

Postar um comentário