sexta-feira, 8 de setembro de 2017

Governador Rui Costa convoca 29 municípios baianos para formação de consórcios de infraestrutura

O governador Rui Costa propôs a criação de consórcios municipais de infraestrutura, com a aquisição de máquinas para patrulhas e usinas móveis de asfalto. A proposta foi feita para os prefeitos de 29 municípios durante reunião em Belo Campo, na região de Vitória da Conquista, nesta sexta-feira (8). “Os municípios terão resolvida grande parte dos problemas de pavimentação usando essas máquinas.
Com este contrato, nós cobrimos a aquisição das máquinas e a contratação do pessoal que vai operá-las. Como o custeio já está no contrato, o preço do consórcio vai estar mais baixo, fica mais fácil o Governo do Estado ajudar os municípios. Serão feitas mais ruas e estradas vicinais, de forma muito mais barata. Mais uma vez o conceito é ratear custo, para ficar mais barato para os municípios e para o Estado”.
 Rui argumentou que, se cada município recebesse essas máquinas, seria muito dinheiro para mantê-las operando, bancando funcionários e manutenção. “Com o rateio feito pelo consórcio, a iniciativa passa a ter sustentabilidade. Com os consórcios, o Estado não precisa licitar, pode contratar diretamente pelo consórcio, pois a lei permite. Então, estamos negociando com empresas para comprar máquinas novas. Já mandei preparar o edital, vamos contar também com as emendas dos deputados”. Rui destacou ainda que o consórcio de infraestrutura não terá o estatuto padronizado, mas cada consórcio vai fazer o seu modelo de estatuto.  
 O secretário de Desenvolvimento Rural, Jerônimo Rodrigues, falou sobre outros modelos de consórcio que estão sendo estudados e desenvolvidos na Bahia. “Nós continuaremos fazendo nossas relações com as prefeituras. Mas com os consórcios, nós temos algumas ideias. Uma delas é para regularização fundiária. Nas áreas urbanas, distritos e povoados, queremos fazer as ações em parceria com os municípios. Nas áreas rurais, queremos fazer com os consórcios, já temos 11 em andamento. Outro consórcio possível é para limpezas de aguadas”, afirmou.
Fotos: Pedro Moraes/GOVBA-Secom  - Secretaria de Comunicação Social - Governo da Bahia



Nenhum comentário:

Postar um comentário