quarta-feira, 19 de julho de 2017

Pelo 5º ano consecutivo, Secretaria de Saúde realiza ação de combate ao Glaucoma

A Secretaria de Saúde do município de Araci realizou, no último fim de semana, ação de combate ao glaucoma. Este é o quinto ano em que o município realiza este trabalho, sempre com recursos próprios. O serviço começou em 2013 e já atendeu cerca de 6 mil pessoas.
Desta vez, o projeto foi levado até a região do distrito de Pedra Alta, onde foram atendidas mais de 300 pessoas do distrito e de povoados vizinhos.
A sede do município também recebeu os serviços da campanha e o Posto de Saúde de Araci foi o ponto de atendimento. De acordo com a Secretária de Saúde, Vaneide Firmo, o resultado do projeto foi muito bom e o atendimento foi realizado com tranquilidade e agilidade.
O Glaucoma é uma doença que atinge o nervo óptico e envolve a perda de células da retina responsáveis por enviar os impulsos nervosos ao cérebro. Um dos principais sintomas da doença é a perda da visão periférica no seu início. No começo a perda é sutil, e pode não ser percebida pelo paciente. Perdas moderadas a severas podem ser notadas pelo paciente através de exames atentos da sua visão periférica.
O serviço da Secretaria de Saúde tem sido o de identificar esses casos, não apenas no período da campanha, quando o serviço é intensificado. Além disso, a secretaria tem disponibilizado medicamentos e acompanhamento para os casos identificados, inclusive nos dias de realização da campanha, onde os pacientes já receberam a medicação necessária às necessidades identificadas.
ASCOM- Araci Adila










Nenhum comentário:

Postar um comentário