terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

PSF de Vila de Fátima: a continuidade de um compromisso pelo bem de Serrinha.

Na tarde desta sexta-feira (29/01), com muita alegria e descontração, a Prefeitura de Serrinha através da Secretaria de Saúde, realizou a entrega do PSF do Bairro de Vila de Fátima. Fizeram-se presentes no ato o Prefeito de Serrinha; Osni Cardoso, o Deputado Estadual; Gika Lopes, o Secretário de Saúde; Jorge Gonçalves, demais secretários, vereadores e comunidade. 

Mais uma conquista, mais um avanço! Há 8 anos, Serrinha possuía apenas 6 PSF’s, hoje, com a inauguração do moderno PSF de Vila de Fátima, já são 15 unidades. E não para por aqui. Ainda existem mais 3 para serem inauguradas. Reafirmou o Prefeito Osni Cardoso, que explanou diversas ações em prol da saúde no município.
O PSF irá trabalhar com 2 equipes de PSFs. Além disso, são mais de 15 tipos de serviços: Acolhimento; Acompanhamento de gestante e do bebê (pré-natal e puericultura); Consulta Odontológica; Curativo, Dispensa de Medicamentos Básicos; Dispensação de preservativos e contraceptivos; Consulta de enfermagem; Exame Preventivo (câncer de colo de útero e mama); Grupo de Educação em Saúde; Imunização (vacinas); Consulta Médica; Nebulização; Planejamento Familiar; Tratamento Odontológico e atendimento de diabéticos, hipertensos e idosos.
 ‘’A gente quer cuidar da saúde para que ninguém adoeça.’’ Destacou o Secretário de Saúde, Jorge Gonçalves.
Com uma capacidade média para atender 350 pessoas/mês, um PSF busca conhecer a realidade das famílias do povoado e ou bairro que atuam; identificar os problemas de saúde mais comuns e de maiores riscos; realizar visitas domiciliares (PSF); dar respostas satisfatórias a tais problemas; criar e coordenar grupos de educação em saúde.
Além disso, de acordo com as necessidades, as USFs encaminham os pacientes para atendimentos de média e alta complexidade (no hospital municipal ou em outras cidades; para exames e consultas especializadas no Lacen, Centro Luiz Eduardo, em Feira de Santana ou Salvador); para os Centros de Atenção Psicossocial – Caps, entre outros.



Nenhum comentário:

Postar um comentário