Projeto para implantação do sistema de recursos humanos da Bahia foi apresentado em curso para gestores públicos de outros estados
O sistema RH Bahia foi o destaque, nesta sexta-feira (20), no Projeto Liderando para o Desenvolvimento”, promovido pelo Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração (Consad), em parceria com a Escola Nacional de Administração Pública (Enap). A iniciativa apresenta um cronograma de capacitações voltadas para secretários de estados de todo país e outros gestores da alta administração dos entes federativos, visando a preparação de lideranças estaduais para a promoção do desenvolvimento local e o aprimoramento dos serviços públicos.
O secretário da Administração da Bahia, Edelvino Góes, e o superintendente de Recursos Humanos do Estado, Adriano Tambone, foram os palestrantes convidados da 8ª rodada de capacitação, realizada no período da manhã desta sexta. O programa possui um cronograma de 12 cursos, realizados semanalmente, de forma virtual, utilizando uma plataforma digital. O Projeto Liderando para o Desenvolvimento foi iniciado em julho e vai se estender até setembro, possibilitando a troca de experiências e de conhecimento entre os participantes.
Case - Com o tema “Sistemas, Informações & Processos: A Transformação Digital na Gestão de Recursos Humanos’” a capacitação desta semana apresentou o case exitoso do projeto RH Bahia, sistema de Recursos Humanos que modernizou a gestão de RH do Estado. O secretário da Administração falou sobre o planejamento e implantação do RH Bahia, iniciada em 2019, ressaltando os desafios enfrentados, os entraves e os ganhos com o novo software.
Góes enumerou os avanços obtidos na gestão de Recursos Humanos com a implementação do software SAP Human Capital Management (SAP HCM), sistema que está presente em 120 países, nas maiores corporações mundiais. Elencou melhorias como a automatização da folha de pagamento, a disponibilização de plataforma digital para fornecimento de informações e solicitações de forma amigável, o fortalecimento do modelo de relacionamento com o servidor através do portal de serviços, a integração de todas as etapas da vida funcional do servidor, o aprimoramento do controle dos processos, dentre outros adventos.
O Secretário também comentou sobre o pioneirismo da Bahia, que foi o primeiro estado o implantar o SAP, trazendo a tecnologia muito utilizada pelo setor privado para a gestão pública. Falou, ainda, sobre os desafios de implementação do RH Bahia, em função do estado ser a maior folha de pagamento do sistema Human Capital Management da América Latina, com 247 mil servidores (ativos e inativos).
O superintendente de Recursos Humanos destacou que o sistema RH Bahia atua nos 417 municípios do estado, em mais de 31 mil locais de trabalho, onde existem servidores do estado. Por intermédio do Portal de Serviços, os servidores públicos podem consultar toda sua vida funcional, solicitar direitos como férias, afastamentos, benefícios. Através da mesma plataforma, os gestores e chefes imediatos podem consultar informações a respeito de sua equipe de trabalho e deliberar pedidos.
Tambone ressaltou, ainda, o funcionamento integrado do sistema, que atua desde o momento do processo de seleção para contratação, passando pelo ingresso no funcionalismo, até a aposentadoria do servidor. O sistema integra também áreas como de gestão de carreira, qualificação e aprimoramento, direitos e deveres, gestão da folha, planejamento de custos, medicina do trabalho, dentre outros segmentos.
Foto: Divulgação/Saeb-Assessoria de
Comunicação Social-Secretaria da Administração do Estado da Bahia
Nenhum comentário:
Postar um comentário