Dores pelo corpo e
diarreia. Ao perceber esses sintomas, o comerciante Luciano Ribeiro, 39,
receoso de ter contraído o coronavírus, não hesitou e buscou informações
através do Tele Coronavírus. “Gostei muito do serviço. Após o atendimento
inicial, eu fui transferido para uma médica, que ouviu minhas queixas e fez
vários questionamentos para depois me tranquilizar de que os sintomas não eram
suficientes para eu ter contraído o coronavírus”, relatou.
Ribeiro foi uma das
mais de 40 mil pessoas que já utilizaram o serviço desde que foi implantado, no
dia 3 de abril. O Tele Coronavírus é um serviço gratuito que coloca a população
em contato direto com profissionais voluntários da área de saúde, por meio do
número 155. O objetivo principal é orientar o cidadão em caso de dúvida sobre a
Covid-19.
A estrutura de
atendimento, composta por 40 colaboradores da rede SAC, está montada no Centro
de Operações e Inteligência da Secretaria de Segurança Pública (COI), no Centro
Administrativo da Bahia. (CAB). Para o atendente Lucas Gênesis, 28, que atua
normalmente no SAC Barra, a nova experiência está sendo muito relevante pela
nobreza do motivo. “Poder ajudar as pessoas a tomarem as melhores providências
diante dessa pandemia é algo muito gratificante”, exaltou.
Os atendentes
recepcionam as ligações e fazem uma triagem, aplicando um questionário
desenvolvido pela Secretaria da Saúde (Sesab) e Fundação Oswaldo Cruz
(Fiocruz/Bahia). Na sequência, transferem para um dos 1 mil estudantes de
medicina que participam voluntariamente do projeto. A coordenadora da equipe de
atendentes, Ingredy Gaspar, acredita que essa modalidade traz comodidade e
segurança ao cidadão. “Assim, a gente evita deslocamentos desnecessários e
riscos de contaminações, colaborando com o achatamento da curva de progressão
da doença”, ressaltou.
Vale destacar que a
expertise dos colaboradores da Rede SAC também está sendo utilizada para fazer
levantamentos estatísticos sobre o atendimento, registrando dados como
quantidade de ligações, além de tempo médio de atendimento e de espera.
Idealizado pela
Universidade Federal da Bahia (UFBa) e Fiocruz Bahia, o Tele Coronavírus
recebeu apoio do Governo do Estado, por meio da Sesab, e da Secretaria de
Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), do Planejamento (Seplan), da Segurança
Pública (SSP), da Administração (Saeb) e de Infraestrutura (Seinfra).
Também aderiram à
ação as quatro universidades estaduais (Uneb, Uesc, Uefs e Uesb), a Escola
Bahiana de Medicina, a FTC Salvador, a Unifacs, a Unime, a UFRB e a Fesftech,
esta última responsável pelo desenvolvimento de uma plataforma que é alimentada
pelos voluntários.
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Assessoria de
Comunicação Social-Secretaria da Administração do Estado da Bahia | Saeb
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