Com os mais de R$ 70
milhões investidos nos últimos dez anos no setor, Salvador passou a ser a
capital número um em esgotamento sanitário, afirmou o governador Rui Costa, na
manhã deste sábado (6), durante a assinatura da ordem de serviço autorizando o início das obras de
ampliação do Sistema de Esgotamento Sanitário da cidade, em evento
realiza no Conjunto Habitacional Mangueira III, no bairro de Massaranduba, na
Cidade Baixa.
“Nós estamos aumentando a
rede de esgoto em Salvador. São mais de R$ 70 milhões em investimentos.
Nesses dez anos, praticamente a gente duplicou o esgotamento
sanitário na cidade. Essa a ação do Governo do Estado coloca Salvador
como a capital número um, no Nordeste, em esgotamento sanitário”,
enfatizou Rui, que, na ocasião, também entregou 423 títulos de regularização
fundiária para moradores do bairro e da região de Alagados, no Subúrbio Ferroviário.
Com investimentos
próprios da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), vinculada à
Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento do Estado (Sihs),
no valor de cerca de R$ 20 milhões, a o sistema vai contar com a
implantação de 8,5 quilômetros de rede coletora e 36,2 quilômetros de ramais
prediais, além de mais de 23 mil ligações intradomiciliares.
Com a ação, serão
beneficiadas as bacias de esgotamento sanitário de Alto Pituaçu, Aratu,
Armação, Alto Camurugipe, Médio Camurugipe, Baixo Camurugipe, Baixo Ipitanga,
Baixo Jaguaribe, Baixo Pituaçu, Barra, Calafate, Campinas, Cobre, Comércio,
Flamengo, Itapuã, Lobato, Lucaia, Macaco, Mangabeira, Médio Ipitanga, Médio
Jaguaribe, Paripe, Península, Periperi, Pernambués, Pituba, Saboeiro e Tripas,
beneficiando um total de 58 bairros.
Acompanhando o governador
no ato, o titular da Sihs, Cássio Peixoto, disse que a implantação do sistema
para a região “reduzirá os índices de ocorrência de doenças que normalmente
acontecem quando não existe esgotamento sanitário. Portanto, estamos trazendo
mais saúde, mais qualidade de vida para a população de Salvador”.
Também estiverem
presentes os secretários estaduais de Justiça Direitos Humanos e
Desenvolvimento Social, Carlos Martins, do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte,
Olívia Santana, e de Politica Públicas para as Mulheres, Julieta Palmeira.
Moradia
A entrega dos títulos faz
parte do programa de regularização fundiária do Governo do Estado, nas zonas
urbana e rural da Bahia. A iniciativa é realizada por meio da Secretaria de
Desenvolvimento Urbano (Sedur), juntamente com a Companhia de Desenvolvimento
Urbano da Bahia (Conder), responsáveis pelo programa.
O principal objetivo é
buscar a resolução da ocupação desordenada do solo e promover a regularização
de assentamentos irregulares, garantindo a titulação aos seus ocupantes.
“Estamos buscando, no
estado, como prioridade, regularizar a moradia das pessoas. Aqui, na
Cidade Baixa, na área dos Alagados/Massaranduba, nós temos quase cinco mil
títulos para entregar – hoje são quase 500 títulos. Eu digo sempre que esse
documento é a garantia da propriedade e também a possibilidade de que, com o
registro da casa, a pessoa possa fazer melhorias. Tomar um empréstimo
para pintar, reformar, ampliar, tendo melhor condições de viver.
Então, é um trabalho grande. É um custo que o Estado assume para
garantir a essas famílias, de forma gratuita, o documento da sua casa”,
enfatizou Rui.
Foto: Mateus
Pereira/GOVBA-Secom -
Secretaria de Comunicação Social - Governo da Bahia
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