O governador Jerônimo Rodrigues assinou, nesta terça-feira (2), a ordem de serviço para a construção do Terminal Turístico e Rodoviário da Chapada Diamantina, que será instalado no distrito de Tanquinho, no município de Lençóis. O ato, realizado no Centro de Operações e Inteligência (COI), em Salvador, contou com a presença de autoridades federais, estaduais e municipais, incluindo o senador Otto Alencar, o vice-governador, Geraldo Júnior, o secretário de Infraestrutura, Sérgio Brito, e o secretário de Turismo, Maurício Bacelar, além de prefeitos da região.
O projeto apresentado durante o evento é resultado de um convênio entre o Ministério do Turismo (MTur), a Caixa Econômica Federal e a Secretaria de Turismo da Bahia (Setur-BA), em parceria com a Secretaria de Infraestrutura (Seinfra). Com investimento de R$ 10,7 milhões o novo terminal contempla diretamente 20 municípios da região: Abaíra, Boninal, Ibitiara, Novo Horizonte, Seabra, Souto Soares, Marcionílio Souza, Piatã, Lajedinho, Utinga, Iaçu, Boa Vista do Tupim, Nova Redenção, Lençóis, Andaraí, Palmeiras, Iraquara, Bonito, Mucugê e Itaetê, impactando mais de 320 mil pessoas.
A iniciativa também deve fomentar a geração de emprego e renda, valorizando a cadeia produtiva do turismo em toda a região da Chapada. “Essa é uma obra com função turística e logística. Vai conectar melhor os municípios e ajudar a desenvolver economicamente essa região tão importante para o turismo da Bahia”, afirmou o secretário de Infraestrutura, Sérgio Brito.
O terminal será uma porta de entrada estruturada para visitantes brasileiros e estrangeiros, facilitando o acesso a atrativos naturais como o Parque Nacional da Chapada Diamantina, cachoeiras, grutas, trilhas e comunidades tradicionais. Com essa infraestrutura, o estado espera elevar o padrão de recepção turística na região. “O turismo é uma atividade transversal. Ele necessita que as três esferas de poder atuem em conjunto. E a realização desse projeto do Terminal turístico e Rodoviário da Chapada Diamantina é exatamente isso”, declarou o secretário de Turismo, Maurício Bacelar.
A expectativa é de que as obras tenham início nos próximos meses, com prazo de execução previsto de 270 dias. O superintendente de Rede da Caixa Econômica Federal, Sâmio Cássio Carvalho, acrescentou, “A gente fica muito contente de saber que a Caixa é uma empresa pública que defende o desenvolvimento e a sustentabilidade do nosso estado. Estamos sempre juntos com o Governo do Estado.”
Repórter:
Joci Santana/GOVBA
Nenhum comentário:
Postar um comentário