quinta-feira, 15 de agosto de 2024

Hospital Metropolitano realiza primeiras cirurgias bariátricas, nesta sexta-feira (16), após instalação de ambulatório especializado

 A previsão é realizar 13 procedimentos por mês, passando de 150 em um ano

O Hospital Metropolitano, do Governo do Estado, gerido pela Santa Casa Ruy Barbosa, volta a realizar cirurgias bariátricas, nesta sexta-feira (16). Neste primeiro mês, seis pacientes passarão pela septação gástrica por videolabaroscopia, que é feita 100% pelo SUS, assim como todo acompanhamento pré e pós-operatório. A previsão é realizar, mensalmente, 13 procedimentos desse tipo, a partir de setembro.

Entre os que podem passar pela intervenção no Metropolitano, estão pessoas com obesidade mórbida e comorbidades, como diabetes tipo 2, hipertensão e apneia do sono. Mas, é preciso ser encaminhado pelo Centro de Referência Estadual de Diabetes e Endocrinologia (Cedeba). Após a admissão, o paciente passa por uma rigorosa triagem da equipe multidisciplinar e avaliação médica, para garantir que esteja apto para o procedimento. O acompanhamento após a cirurgia é fundamental para o sucesso a longo prazo, com foco em reeducação alimentar, suporte psicológico e monitoramento de saúde.

O Hospital Metropolitano, localizado em Lauro de Freitas, foi inaugurado em 2021, sendo uma unidade muito importante durante a pandemia de Covid-19. Desde então, destaca-se não apenas pela qualidade técnica dos procedimentos, mas também pelo acolhimento e cuidado integral com o paciente, visando, além da perda de peso, a melhoria geral na qualidade de vida. A equipe multidisciplinar é composta por cirurgiões, endocrinologistas, nutricionistas, psicólogos, enfermeiros, terapeutas, educadores físicos, serviço social, pneumologistas, cardiologistas e outros especialistas.

O atendimento especializado voltado para pessoas obesas começou no final de julho deste ano, com a instalação do ambulatório. O objetivo é diminuir os índices de morte devido à obesidade no estado, prestando assistência médica 100% pelo SUS.

Fonte: Ascom/Sesab-Foto: Fernando Vivas/GOVBA-.

Secom  - Secretaria de Comunicação Social - Governo da Bahia

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário