O governador Jerônimo Rodrigues compareceu, nesta sexta-feira (26), na Festa do Divino Espírito Santo, no município de Poções, região sudoeste do estado. Celebrado desde 1880, o evento tem destaque regional e contou com apoio do Governo do Estado, que inclui capacitação de ambulantes credenciados e a realização da Feira de Economia Solidária, pela Secretaria do Trabalho Emprego Renda e Esporte (Setre), beneficiando 40 empreendedores da região.
Considerado o ponto alto da festa, o oitavo dia de celebração é marcado pela chegada das bandeiras que representam o Divino à Igreja Matriz, onde o governador recebeu a cavalgada. "Estive aqui há alguns meses, e na ocasião pedi forças ao Divino para que o Brasil pudesse ser de volta o país da esperança, e também aqui na Bahia, para que a gente possa conduzir dessa forma. E hoje vim agradecer, novamente aqui, pedir a Deus mais forças”, destacou Jerônimo.
O Governo do Estado investiu cerca de R$ 366 mil para apoio na realização da festa, que constitui a história e reflete a fé e a cultura da cidade, sendo um importante símbolo do município. Para ampliar a segurança durante a Festa do Divino, foi feito um incremento no efetivo da 79ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) e do 7° GBM – Grupamento de Bombeiros Militar.
Além disso, o evento conta com a participação da Secretaria de Política para as Mulheres (SPM), que realiza treinamento de equipes de ambulantes que atuam na festa, no combate à violência de gênero. As festividades ocorrem até o domingo de Pentecostes (28) e reúnem a tradição do profano e do religioso: missas, novenas e procissões compõem a programação em devoção ao divino, que também é celebrado com atrações musicais, na praça da cidade.
A prefeita
Nilda Magalhães agradeceu a presença da comitiva do Governo do Estado e o apoio
de diversas pastas que garantiram a ampliação da festa. “Para nós, é uma honra
muito grande recebê-los aqui em nossa cidade e mostrar o trabalho realizado em
Poções”.
Fotos:
Feijão Almeida/GOVBA-Secom - Secretaria de Comunicação Social - Governo da
Bahia
Nenhum comentário:
Postar um comentário