Com o passar dos anos, SAC se consolida na prestação do serviço público na Bahia, ampliando a rede e sempre atento a novas soluções de tecnologia para melhor atender à população
Data de aniversário que se preze não pode passar em branco. Com o SAC não poderia ser diferente. Exatamente nesta terça-feira (1), a Rede SAC, referência no serviço público na Bahia e no Brasil, comemora 25 anos de inauguração. De lá pra cá já foram realizados mais de 215 milhões de atendimentos, sendo 4,2 milhões com o SAC Móvel. Em números, o SAC impressiona mesmo. Pioneiro nesse formato de atendimento ao público no país, do primeiro posto no bairro do Comércio, ao mais recente Ponto SAC, inaugurado em Vera Cruz, na Ilha de Itaparica, já são 80 unidades no Estado, considerando as três carretas do SAC Móvel.
Entre os serviços mais demandados pelas pessoas, a liderança fica com o Certificado de Antecedentes Criminais, com mais de 11 milhões, seguido de perto pela 2ª e demais vias do RG, que registram 9,1 milhões de solicitações. Em terceiro lugar aparece a pesquisa por vaga de emprego junto ao SineBahia, com 7,2 milhões. Quanto aos 16 postos na capital e Região Metropolitana de Salvador (RMS), o que possui mais atendimentos computados durante estes 25 anos é o SAC Barra, com quase 22 milhões. Entre os 21 postos no interior, e 40 Pontos SAC, a liderança no quesito quantidade de atendimentos é do SAC Feira I, que possui a marca de, aproximadamente, 10 milhões.Um grande
diferencial do SAC nos últimos anos é a expansão da rede, principalmente no
interior. De 2007 a 2020 a rede passou de 25 unidades inauguradas para 80, um
crescimento de 220%. Destas 55 novas unidades em 13 anos, 40 foram os
denominados Pontos SAC. De 2015 a setembro de 2020, foram inaugurados 23 deles.
“São unidades mais compactas, situadas em municípios do interior, estruturadas
para atender às demandas de populações que tinham dificuldade em conseguir
documentos básicos de cidadania”, destaca o secretário da Administração,
Edelvino Góes. A Rede SAC já está presente em 63 municípios da
Bahia.
O avanço
tecnológico, tão presente no cotidiano das pessoas, sempre esteve presente
também na realidade do SAC. Atualmente, o atendimento em qualquer posto da rede
é feito sob agendamento através do SAC Digital. “O atendimento por hora marcada
traz mais comodidade e facilidade ao cidadão, que só precisa chegar ao posto
com apenas 15 minutos de antecedência do horário previsto, sabendo que não vai
enfrentar filas e desgastes. Por isso, decidimos implementar em toda a rede”,
pontua Góes. Além de agendar os serviços
presenciais em postos SAC na Bahia, o SAC Digital disponibiliza serviços
públicos pela Internet, através de computador ou celular.
A
plataforma eletrônica disponibiliza atualmente 295 serviços, sendo que 32 são
totalmente digitais, resolvendo tudo pela internet. Apenas entre
janeiro e agosto de 2020, o SAC Digital já realizou mais de 1,1 milhão de
serviços públicos totalmente online. Para
ter acesso à plataforma, basta digitar o endereço
www.sacdigital.ba.gov.br na internet ou baixar o aplicativo disponível para
Android e iOS, seguindo o passo a passo para cadastro. Para outras informações,
a Saeb ainda disponibiliza o site institucional do SAC (www.sac.ba.gov.br) e o
call center: 0800 071 5353 ou 4020-5353.
Crédito da foto: Elói Corrêa/GOVBA-Assessoria de Comunicação Social-Secretaria
da Administração do Estado da Bahia | Saeb
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