Os novos trens do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) de Salvador e Região Metropolitana, adquiridos pelo Governo da Bahia do estado de Mato Grosso, começaram a ser transportados, nesta terça-feira (15), para a sede da CAF, empresa fabricante do equipamento, localizada em Hortolândia (SP). No local, os trens passarão por procedimentos de restabelecimento técnico e operacional. A previsão é de que os 40 trens começarão a ser enviados para Salvador no segundo semestre de 2025.
O VLT abrangerá três
trechos: da Ilha de São João à Calçada, de Paripe a Águas Claras e de Águas
Claras à orla de Piatã. No total, o percurso será de 36,4 quilômetros, com 34
paradas. O orçamento total das obras, somando os três lotes, ultrapassa R$ 5
bilhões. Por onde passar, o modal oferecerá transporte rápido, seguro,
confortável e será um vetor de desenvolvimento econômico.
Em setembro, chegaram
ao canteiro de obras do bairro da Calçada, no Subúrbio Ferroviário de Salvador,
os primeiros carregamentos de trilhos para a implantação do VLT. Além dos
trilhos, vindos também do estado de Mato Grosso, um conjunto de equipamentos,
que inclui o sistema de rede aérea, subestações, aparelhos de mudança de via
(AMV) e de telecomunicações. O cronograma de transporte desses equipamentos
segue o planejamento, com as entregas sendo realizadas em etapas até março de
2025.
Para a presidente da
Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB), Ana Cláudia Nascimento, há,
em diversas esferas do Governo do Estado, esforços para a concretização do
projeto. "Nós na CTB, assim como em todo o governo estadual, seguimos
trabalhando firme, com muito empenho, para entregar esta importante
intervenção, que vai muito além de uma obra de transporte. O VLT será uma
verdadeira revolução urbana em Salvador e Região Metropolitana, levando
melhores condições de mobilidade e contribuindo para qualidade de vida de
milhares de baianos e baianas".
Evolução
do VLT
Considerado uma marca
histórica para a mobilidade de Salvador e da Região Metropolitana (RMS), o VLT
teve autorização para o início das obras em junho de 2024. Em julho, foi
oficializada a compra de equipamentos elétricos e de 40 trens em parceria com o
Governo de Mato Grosso. A previsão é que os primeiros testes com o modal
comecem em 2026. Além disso, estão sendo realizados estudos para a ampliação da
obra, estendendo o trajeto da Calçada até o Comércio e da Calçada até
Itapagipe.
Economia
Os desdobramentos da
licitação das Obras Civis, Energia e da aquisição do material rodante,
provenientes do estado de Mato Grosso, resultaram em uma economia de R$
846.113.675,17 em relação ao valor global do empreendimento, representando uma
redução de 15,6% no custo total. Essa economia reflete o compromisso do Governo
do Estado com a gestão eficiente dos recursos e com a entrega de um serviço de
qualidade à população.
Secom -
Secretaria de Comunicação Social - Governo da Bahia
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