sexta-feira, 6 de fevereiro de 2026

TÉCNICOS DO TCM PARTICIPAM DE CURSO SOBRE AUDITORIA FINANCEIRA

Auditores do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM-BA) concluíram nesta sexta-feira (06/02), um curso de capacitação em Auditoria Financeira, realizado na Escola de Contas do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG), em Belo Horizonte. O objetivo é qualificar e atualizar a equipe técnica sobre novas ferramentas tecnológicas que podem auxiliar na execução da fiscalização. Foram designados pela Superintendência de Controle Externo do TCM para o curso, os auditores de controle externo lvo Arouca Santos da 1ª Inspetoria Regional de Controle Externo (1ª IRCE) e Leonice Silva de Oliveira, da 1ª Diretoria de Controle Externo (1ª DCE). Os dois técnicos integram o Cenafin (Centro de Estudos de Auditoria Financeira do TCM-BA), que é coordenado pelo auditor de controle externo Vitor Maciel, integrante do Conselho de Auditores da ONU.

O treinamento em Belo Horizonte foi ministrado pelo auditor de controle externo, FiIipi Assunção Oliveira (TCE-MG) e destacou as modernas práticas de fiscalização, elaboradas com base nas Normas Brasileiras de Auditoria do Setor Público (NBASP) e nas Normas de Auditoria de Informação Contábil Histórica Aplicável ao Setor Público (NBC-TASP), e que buscam dar mais eficiência e segurança no processo fiscalizatório. O conteúdo do curso abrangeu desde o alinhamento teórico e prático em demonstrações contábeis até o desenvolvimento de habilidades em gestão de riscos e aplicação de testes de amostragem em grandes volumes de dados.

O curso é parte da programação da Rede Integrar, que busca estimular a cooperação técnica, a troca de informações e a qualificação dos auditores de todos os tribunais de contas do Brasil. A rede é fruto do Acordo de Cooperação Técnica firmado entre IRB, Atricon, TCU e tribunais de contas estaduais e de municípios, com o objetivo de estabelecer cooperação técnica para fiscalização e aperfeiçoamento das políticas públicas.

Ao incentivar o intercâmbio de conhecimentos e a padronização de procedimentos, a ação busca fortalecer diretamente a transparência e a eficiência na gestão dos recursos públicos municipais em todo o território nacional.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário