O Presidente do Poder Judiciário da Bahia (PJBA) – Desembargador Nilson Soares Castelo Branco – recebeu, na tarde desta terça-feira (5), integrantes do colegiado responsável pela programação especial para o centenário de falecimento do Jurista Ruy Barbosa, comemorado em 1º de março de 2023.
Cabe salientar que o Tribunal faz parte das instituições, as quais estão responsáveis pelas festividades. A intenção é homenagear o Advogado e destacar a importância dos trabalhos desenvolvidos por ele. “Foi uma visita que me honrou, porque trata do zelo para com a memória de Ruy Barbosa. O Tribunal se engaja com todos os esforços possíveis, para que as comemorações sobre os cem anos da morte de Ruy se encontrem à altura do que o grande jurista brasileiro merece”, destacou o Presidente Nilson Castelo Branco.
Dentre as atividades das comemorações do centenário, destacam-se: a reabertura do Museu Casa de Ruy Barbosa; a edição do livro “Velhos e novos olhares sobre uy Barbosa”; o lançamento da reedição da biografia de Ruy, de Luís Vianna Filho; a reedição do livro “História da Construção do Fórum Ruy Barbosa”; e as palestras sobre a figura histórica.
Segundo o Desembargador Lidivaldo Reaiche – Presidente da Comissão Organizadora dos Eventos do Centenário da Morte de Ruy Barbosa do PJBA –, o Tribunal tem um papel importante nos preparativos do centenário, “porque é o guardião da cripta de Rui, do seu legado na área jurídica”.
Ernesto Marques, Presidente da Associação Baiana de Imprensa (ABI), descreveu o encontro com a Presidência do PJBA como um momento feliz, porquanto “confirma a decisão do Tribunal de participar desse esforço que aglutina 16 instituições”.
O PJBA possui, também, o Monumento Ruy Barbosa no átrio do edifício-sede. A obra é uma escultura onde o jurista está sentado, com uma cadeira vazia ao lado, para que os visitantes possam interagir.
Em 2019, o Tribunal reeditou a 2ª edição do livro “Antecedentes Históricos do Fórum Ruy Barbosa”, com as devidas atualizações.
Dentre as instituições responsáveis pelas comemorações do centenário de falecimento do Jurista, além do PJBA e da ABI, estão: a Associação Comercial da Bahia (ACB); a Academia de Letras da Bahia (ALB); a Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA); a Câmara Municipal de Salvador (CMS); o Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB); a Ordem dos Advogados da Bahia (OAB); a Santa Casa de Misericórdia da Bahia (SCMB); o Tribunal de Contas do Estado (TCE); o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM); a Secretária de Cultura do Estado da Bahia (SECULT-BA); e a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Salvador (SECULT).
Participaram da reunião realizada na sala da Presidência nesta terça-feira (5), além dos já mencionados no texto, os Juízes do PJBA, Rita Ramos, Assessora Especial da Presidência para Assuntos Institucionais (AEP-II), e Sadraque de Oliveira Rios, Assessor do Núcleo de Precatórios; Luis Guilherme Pontes Tavares, 1º Vice-Presidente da ABI; Nelson Cadena, Diretor de Cultura da ABI; Antônio Walter Pinheiro, Presidente da Tribuna da Bahia; Cybele Amado, Diretora-Geral do Instituto Anísio Teixeira; e Guilherme Santos, Assessor do Professor Edvaldo Brito.
Saiba mais: PJBA INTEGRA GRUPO DE INSTITUIÇÕES ORGANIZADORAS DAS COMEMORAÇÕES DO CENTENÁRIO DE RUY BARBOSA
#Áudiodescrição: Na imagem principal da matéria, o Presidente do PJBA, Desembargador Nilson Castelo Branco, está com os participantes da reunião na sala da Presidência do Tribunal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário