Com o objetivo de reconhecer a importância da
vaquejada à cultura baiana e nordestina, o deputado estadual Osni Cardoso (PT)
propôs, através do Projeto de Lei 23.497/2019, a instituição do Dia Estadual da
Vaquejada, a ser comemorado no dia 6 de Setembro.
No documento, encaminhado à Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), o parlamentar ressalta que a vaquejada é uma das mais genuínas manifestações do povo, se constituindo, certamente, num dos mais valorosos símbolos da bravura do nordestino.
O petista lembra também que a vaquejada é
cantada em verso e prosa pelos mais diversos artistas brasileiros.
"Chiquinha Gonzaga, Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro, Elba Ramalho,
Alcymar Monteiro e Dominguinhos são apenas alguns dos artistas consagrados que
fizeram homenagens à vaquejada em suas canções.No documento, encaminhado à Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), o parlamentar ressalta que a vaquejada é uma das mais genuínas manifestações do povo, se constituindo, certamente, num dos mais valorosos símbolos da bravura do nordestino.
Escritores como José de Alencar e o maior folclorista do país, Câmara Cascudo, referendaram a vaquejada em seus trabalhos, como símbolo de uma era de coronéis que, ao longo do tempo, evoluiu para se destacar como esporte, entretenimento e geração de emprego e renda", diz.
Na Bahia, temos notícias de vaquejadas há mais de 100 anos. Em Serrinha, que é considerada a cidade da vaquejada, ocorrem disputas em diversos períodos do ano. Uma das mais tradicionais do país acontece na primeira semana de setembro no Parque Maria do Carmo, no município do Território do Sisal.
"A instituição do dia estadual é importante para que esta cultura seja ainda mais valorizada, reforçando a história de um povo lutador, desbravador e, acima de tudo, arraigado ao meio rural", conclui o deputado.
Assessoria de Comunicação do deputado estadual Osni Cardoso
Nenhum comentário:
Postar um comentário